[1]Nesta segunda-feira (28), 32 equipes de estudantes e servidores, representando 13 dos 15 campi do IFC, começam a se enfrentar no primeiro evento oficial de e-sports (ou seja, esportes eletrônicos) da instituição: o Campeonato de League of Legends (LoL) do Instituto Federal Catarinense. A transmissão do evento será feita ao vivo, no Twitch Oficial do IFC [2] e também no canal oficial do Instituto no Youtube [3]. A cerimônia de abertura será às 17h30, com participação da reitora do IFC, professora Sônia Regina Fernandes. O início da primeira partida está marcado para as 18h.
O torneio contará com quatro partidas diárias. A organização do chaveamento será pelo método de Eliminatórias Simples: disputas de oitavas de final, quartas de final, terceiro e quarto lugar e, por fim, a grande final, marcada para o dia 16 de outubro. A narração dos jogos ficará a cargo de estudantes, egressos e servidores do IFC. A equipe vencedora vai representar o IFC no I Torneio Sul-Brasileiro de League of Legends dos Institutos Federais [4], promovido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) de 14 a 29 de novembro.
O Campeonato de LoL do IFC é uma iniciativa das Pró-Reitorias de Extensão (Proex), de Ensino (Proen) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), e tem três objetivos principais:
- Promover a interação entre os membros da comunidade acadêmica, atualmente isolados devido à pandemia da Covid-19, por meio de uma atividade que permita essa troca mesmo a distância, contribuindo para a saúde mental dos participantes;
- Favorecer a interação entre os campi do IFC com o auxílio de uma plataforma eletrônica de jogos bem estabelecida, o League of Legends – que é, hoje, um dos jogos mais populares do mundo;
- Servir como evento-piloto para testar a operacionalidade e a viabilidade de realização de uma competição desta natureza e avaliar a inclusão do Campeonato no calendário esportivo oficial do Instituto — atendendo assim a uma solicitação já feita por alguns dos campi.
“Ao observarmos nossa experiência atual de atividades remotas, reuniões e seminários a distância, percebemos que estamos apenas acompanhando adaptações de ações comuns de nosso dia a dia em um meio diferente, a tela do computador ou do celular”, elabora o pró-reitor de Extensão do IFC, professor Fernando Taques. “Isso não ocorre com os jogos; eles se dão em um espaço digital criado exclusivamente para eles, no qual toda uma experiência de contemporaneidade é colocada de uma forma muito expressiva. Os games proporcionam um espaço que garante segurança e, ao mesmo tempo, contato; diferente do presencial, obviamente, mas com o auxílio de uma fórmula consagrada em décadas de aperfeiçoamento e evolução da tecnologia. Trabalhar com jogos nesse período é recobrar a experiência que muitos de nossos estudantes, técnicos administrativos e professores têm das atividades lúdicas — que, muitas vezes, não são interpretadas com o seu devido valor didático, de agregação”.
A comissão organizadora do Campeonato de LoL do IFC conta com representantes de toda a comunidade acadêmica. Um dos participantes mais ativos é Lucas Bueno Braga, estudante do curso técnico de Sistemas de Informação integrado ao ensino médio do Campus Camboriú, que trabalha na organização dos jogadores para a transmissão das partidas, fazendo as verificações de segurança e orientando os competidores quanto aos procedimentos necessários. “Eu já estou bem acostumado a trabalhar com a organização de eventos acadêmicos e com a produção de torneio esportivos, mas tudo era apenas dentro do meu campus. Ter a oportunidade de organizar um evento com a participação de todas as unidades, com apoio da Reitoria, mostra que todo o trabalho passado rendeu bons frutos”, afirma. “Presenciar um torneio dessa magnitude na nossa instituição, ajudar a consolidar a presença dos e-sports entre nas modalidades esportivas do IFC. é um sonho se realizando”.
Lucas reafirma a importância de se organizar este evento durante um momento delicado como o da pandemia. “Vivemos em uma época em que podemos manter contato mesmo estando cada um em sua casa, e os e-sports são uma parte integrante dessa realidade. O Campeonato de League of Legends vai proporcionar a união entre os competidores, mesmo a distância, além de trazer todo o clima de competição e espirito esportivo. Espero que, no futuro, possamos nos reunir todos em um campeonato presencial”, conclui.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Andréa Santana