Nesta segunda-feira, 06 de novembro, o Instituto Federal Catarinense Campus Araquari realizará uma roda de conversa com o pesquisador e ativista alemão Marco Clausen. O evento acontecerá a partir das 15h30, no Laboratório do Olhar (Bloco D), com a temática principal “Diálogos sobre a educação e possibilidades do urbano sustentável – do social ao ambiental”. Esta roda de conversa será aberta a toda a comunidade do IFC Araquari. A atividade será precedida por uma jornada fotográfica do Grupo Maloca, até a ponte que existe dentro dos limites do terreno institucional, e orientada também pela organizadora da roda de conversa, professora Alessandra Klug.
Marco Clausen estudou história, ciência política e filosofia em Berlim e fundou em 2009, com Robert Shaw, a organização sem fins lucrativos “Nomadic Verde”, com o objetivo de transformar terrenos baldios urbanos em hortas sociais. Clausen é também co-fundador da Prinzessinnengarten (em português, Jardim das Princesas), que tem por objeto social “a resiliência urbana”, ou seja, “a concepção, mediação e relações públicas sobre os temas de desenvolvimento urbano sustentável, a resiliência urbana, as funções sociais e ambientais da agricultura urbana e sistemas alimentar urbano sustentável.” O uso sustentável de bens públicos (“comuns urbanos”), em particular de imóveis urbanos, também está na pauta de seus trabalhos.
O Prinzessinnengarten configura-se como um campo de testes para questões de desenvolvimento urbano sustentável (“resiliente”) e participativo. Organiza eventos, workshops e projetos sobre temas como cidade e comida, agricultura urbana em um contexto internacional e desenvolvimento urbano resiliente.
Informações: www.openberlin.org/katalog/experte/marco-clausen
Imagem: Marco Clausen, projeto Prinzessinnengarten