Faltam poucos dias até a votação para as novas representações estudantis do Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, para o ano letivo de 2019. A votação acontecerá na sexta-feira, dia 7 de dezembro de 2018, das 9h às 15h30, na sala do Grêmio Estudantil (Bloco C). Podem votar todos os estudantes que estão cursando o Ensino Médio, regularmente matriculados no IFC Araquari.
São duas chapas disputando as eleições 2018 para o Grêmio Estudantil, uma delas substituirá a L.U.T.E 2.0 – Liberdade, União e Transformação Estudantil, que teve seu mandato de janeiro a dezembro deste ano. Ano a ano as representações de estudantes tem ganhado mais espaço e conquistado lugar nas decisões institucionais, junto à gestão. As novas candidatas na disputa são a Renove e a V.I.D.A. (Voz, Igualdade e Democracia em Ação). Ambas são compostas por estudantes de todos os três cursos técnicos ofertados pela instituição.
Para aqueles estudantes que ainda estão em dúvida em quem votar, a campanha eleitoral está programada para seguir até o próximo dia 04 de dezembro. Já na quarta-feira, dia 5 de dezembro, acontecerá a assembleia final da L.U.T.E 2.0 e um debate entre as chapas concorrentes. Estas ações acontecerão no auditório institucional, com a mediação de servidores responsáveis pelo processo eleitoral.
A apuração e divulgação do resultado final acontecerá logo após a votação, no próprio dia 7 de dezembro. O resultado será divulgado nas mídias sociais do Grêmio Estudantil e do IFC Araquari, bem como no mural do Bloco E.
Pedimos então que os presidentes das chapas apresentassem um pouco sobre como elas se formaram. Respectivamente para a chapa Renove IFC e V.I.D.A, Guilherme Ronchi Razzini e Melissa Miranda. Mostramos a seguir o que cada presidente tem a dizer sobre o futuro do Grêmio Estudantil do IFC Araquari.
CONHEÇA A CHAPA RENOVE
O grêmio se compõe como um grupo autônomo, nossa chapa visa representar todos os secundaristas, abrangendo todos os âmbitos, sejam eles culturais, esportivos, sociais e principalmente educacionais. Para o ano de 2019 a chapa RENOVE buscará levar à frente as lutas de todos os estudantes. Temos como um de nossos princípios a defesa de nossa rede federal, e de seus estudantes que hoje lutam por um ensino público, gratuito e de qualidade. Por meios democráticos, escutaremos a voz de todos os estudantes da instituição, para que caminhemos ao lado dos estudantes, junto à Direção e Docentes visando melhorias em nosso ensino público de qualidade, impedindo assim retrocessos.
O Brasil é um país multiétnico em que a diversidade nos torna mais ricos e mais sensíveis a ideias novas, acreditamos que no ano de 2019 podemos crescer juntos com as nossas diferenças para que nos tornemos uma comunidade estudantil mais forte e plural.
Buscamos estabelecer em nossa chapa o pluralismo de ideias, esperamos para o próximo ano a existência de várias opiniões e ideias com respeito por cada uma delas, considerando, é claro, a vontade da maioria da comunidade estudantil. Visando que todos se sintam representados, com base em nossas diferenças, realizamos a escolha de nossos integrantes, sem nenhuma intolerância a quaisquer grupos. Juntos escutaremos a voz de todos por meio de assembleias e de uma ampla comunicação com o corpo estudantil.
Através da ideia do pluralismo trazido por nossa chapa, buscamos para 2019 liberdade de expressão, opinião e manifestação para todos os alunos, garantindo a participação de todos. Estamos preparados para um ano onde todos se sintam representados.
Integrantes da RENOVE: Guilherme Ronchi Razzini (presidente); Nicole Faust Felipe (vice-presidente); Luiza Farias (secretária-geral); Thales Rodrigues (tesoureiro-geral); Sthefany Milani (coordenador de diretorias); Roberth W. C. dos Santos (diretor de ouvidoria e sistema de assistência); Fernanda Kohn (diretora de comunicação e imprensa); Abigail Rodrigues Maia (diretor de promoção artística e cultural); Guilherme Lamin (diretor de esportes e lazer); Luã Felipe Soares (diretor de inclusão social e direitos humanos); Aimê Muller (diretora de saúde e bem-estar); Lucélia Vieira (diretora de infraestrutura); Rafaela de Az. Pitz (diretora de cidadania e meio ambiente); Maria Eduarda Lino (diretora de eventos); Aghata E. M. Coelho (1º suplente); Marina Peteres Ruiz (2º suplente); Jennifer Anacleto Pereira (3º suplente).
Propostas da RENOVE: Reformulação das Olimpíadas, buscando eficiência junto ao CRT; Oferta de palestras e rodas de conversa; Criação do FAMEL; Dar mais voz a comunidade estudantil; Criação de um grupo de dança, teatro e canto; Realização de assembleias ao fim dos trimestres; Manutenção e ampliação do Festival de Talentos; Promover uma postura mais sustentável junto ao NGA; Manutenção do Grupo de Estudos; Criação da Secretaria da Mulher.
SAIBA MAIS SOBRE A CHAPA V.ID.A. – Voz, Igualdade e Democracia em Ação
Quando estávamos dando vida à V.I.D.A, eu e minha amiga Débora, atual Coordenadora de Diretorias, entramos em uma jornada em busca da diversidade, de pessoas que consideramos que agarrariam a luta pelo direito dos estudantes e assim foi e é.
Nosso clã, como chamo a chapa, é formado por pessoas que são mais do que aptas a se tornarem representantes da comunidade estudantil, não somente porque são IFianos natos e sim porque eles possuem a diversidade, a irmandade e a igualdade dentro de si, fazendo com que nenhum dos membros da V.I.D.A tornem-se ou sejam incapazes de ver o tamanho do desafio que é fazer parte do Grêmio. Estes entendem também que o IFC Araquari e os todos os institutos federais são mais do que um prédio ou um campus, e sim uma comunidade inteira espalhada pelo Brasil, onde pessoas recebem oportunidades de dar voz à suas ideias, adquirir novos conhecimentos e desenvolver-se como seres humanos mais humanos, de maneira igualitária, democrática e diversificada.
É a partir de todos estes conceitos e mais alguns que surgiu a chapa V.I.D.A, onde voz, igualdade e democracia vão além da expansão de uma sigla porque, nós planejamos sim dar voz à quem um dia foi ou será silenciado. Planejamos sim que todos os membros da comunidade estudantil sejam tratados igualmente e sejam iguais perante à instituição, independente de qualquer coisa.
E, por fim, depois que tudo isso ocorrer entraremos em uma democracia para todos os indivíduos de nossa sociedade e é aí que nós da chapa V.I.D.A encontramos um ponto de ínicio e faremos do lema Irmandade, igualdade e fraternidade nosso hino a todos os estudantes.
Integrantes da V.I.D.A: Melissa K. Miranda (presidente); Shayane Viana de Souza (vice-presidente); Lecian M. M. de Souza (secretário-geral); Júlia Rayssa Hintz (tesoureira-geral); Débora Steffen (coordenadora de diretorias); Anamaia Demetrius Miranda (diretora de ouvidoria e sistema de assistência); Pedro Augusto Canteli (diretor de imprensa e comunicação); Thamiris K. B. de Castro (diretor de promoção artística e cultural); Olacir Furtado Filho (diretor de esportes e lazer); Ivan S. Ribeiro (diretor de inclusão social e direitos humanos); Ellen C. D’Águir (diretor de saúde e bem-estar); Lucas F. Olczyk (diretor de infraestrutura); Larissa N. G. Sacenti (diretor de cidadania e meio ambiente); Giovana E. M. Soares (diretora de eventos); Maria Eduarda Saramento (1º suplente); Vitória L. C. de Freitas (2º suplente); Anniely de Moura (3º suplente).
Propostas da V.I.D.A: Incentivo à criação de clubes, oficinas e coletivos de alunos para alunos em horários acessíveis; Intermediar a discussão sobre a qualidade do atendimento à saúde, tanto física quanto psicológica na escola; Ampliar o número de turmas envolvidas na integração, visando a real integração da escola; Dar continuidade aos aulões do Enem e promover simulados; Lutar por mais espaços de estudos e lazer no campus, e promover mutirões de revitalização; Buscar a diversidade dos lanches dados nos intervalos; Impor-se contra qualquer medida ou reforma que prejudique os estudantes e a instituição; Movimentar a comunidade escolar para a arrecadação de materiais desportivos; Articular mutirões de conscientização sobre: assédio, preservação ambiental e doação de sangue; Reivindicar maior participação dos estudantes na organização de eventos estudantis do campus.
Texto: CECOM/Araquari – Raquel Rybandt
Imagens: Renove e V.I.D.A – Divulgação