No dia 18 de junho, comemora-se o dia do Químico. No Brasil, em 18 de junho de 1956, a lei de criação dos Conselhos Federal e Regional de Química foi promulgada pelo Presidente Juscelino Kubitschek, inaugurando um novo período para a categoria, com padrões de regulação e atuação laboral. Com o aumento do número de cursos de química, ampliação do número de vagas e concluintes, uma economia em crescimento e um considerável parque industrial, os químicos sempre estiveram presentes e contribuindo para um salto qualitativo do desenvolvimento do país. Dessa forma, originou-se o tão conhecido “Dia do Químico”.
Os estudantes de Licenciatura em Química possuem relação com esse dia?
A resposta é sim. Além de estarem na formação de professores de química, o profissional licenciado em Química possui atribuições preconizadas pelo Conselho Federal de Química. Como docentes da área, os professores desenvolvem atividades de ensino e aprendizagem de conceitos químicos no meio acadêmico, trazendo também influência aos estudantes na escolha dessa área de conhecimento. Dessa maneira, torna-se notória a importância do Dia do Químico.
Partindo para o lado da brincadeira, muitos associam a Química ao estereótipo de um cientista maluco, dentro de um laboratório com cabelos arrepiados trabalhando com reações explosivas. Porém, na prática, as coisas ocorrem de maneira diferente; pois a Química está presente em cotidiano de todos os seres.
Desde muito cedo, as pessoas entram em contato com produtos químicos presentes em suas casas, desde os de limpeza até medicamentos e materiais de higiene pessoal. Você, que está lendo através da tela, já imaginou um dia sem qualquer presença da Química? Refletido sobre essa ideia, poderá chegar a conclusão de que é praticamente impossível viver sem a química do dia a dia.
André Luis Fachini de Souza, coordenador do curso de Licenciatura em Química do IFC Campus Araquari, destaca que:
“Falar de futuro é importante para entendermos e nos prepararmos para o mundo que está logo ali. Nossos melhores dias, por mais incertos que sejam, ainda estão por vir, e com certeza lá estarão os químicos, seja na indústria, na pesquisa ou nas salas de aula, acelerando o futuro para as mudanças da nossa sociedade.
A química move o mundo e o mundo se transforma pelas mãos dos químicos. Parabéns a todos os profissionais e estudantes de química!“.
Se você tem interesse em conhecer mais as profissões que necessitam do conhecimento químico, acesse:
http://origin.guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/. [1]
Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre a Licenciatura em Química (LIQUI) ofertada no IFC Araquari, entre em contato com: calq.ifc@gmail.com [2] ; quimica.grad.memoria.araquari.ifc.edu.br [3] ou acesse o site: http://liqui.memoria.araquari.ifc.edu.br/ [4].
Texto: André, Luis Fachini de Souza, Anelise Grunfeld de Luca e Nayara Stanski Tkaczyk
Imagens: Laboratório de Química