Menu principal
 
  • [google-translator]

Evento Nacional organizado em parceria com o Curso de Licenciatura em Química de Araquari foi um sucesso

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

A VII Jornada de História da Ciência e Ensino (JHCE) ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de julho, em Jaraguá do Sul, no Campus Rau do Instituto Federal de Santa Catarina. O evento que teve como tema Fritz Müller e o pioneirismo científico em Santa Catarina, contou com oito minicursos, 23 workshops e a apresentação de mais de 60 trabalhos científicos. A conferência de abertura “Diálogo sobre a vida e obra de Fritz Müller” apresentou um diálogo dos pesquisadores Luiz Roberto Fontes e Cézar Zillig, dedicados à vida e obra de Fritz Müller.

A JHCE tem o objetivo de aproximar a comunidade escolar, instituições de pesquisa e universidades com foco na história da ciência e ensino e, ao instrumentalizar os professores das mais diversas áreas de ciências naturais, humanas, exatas e da saúde, fornece subsídios para que possam inserir de forma significativa a história da ciência em todos os níveis de ensino.

O evento, que ocorreu pela primeira vez no estado de Santa Catarina, contou com a participação de docentes e estudantes de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e autoridades da área da educação. A idealização desta edição do evento nasceu a partir da participação das professoras Anelise Grünfeld de Luca (IFC Araquari), Iara Campestrini Binder (IFSC Jaraguá do Sul) e Sandra Aparecida dos Santos (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI) na VI JHCE, em Juiz de Fora-MG no ano de 2017. Na ocasião, os idealizadores do evento desafiaram as professoras a liderar a organização da VII edição em Santa Catarina.

A Profa. Anelise afirma que o fato do evento ter sido realizado em Santa Catarina foi algo significativo para as Instituições envolvidas e principalmente para os participantes da região sul que puderam conhecer e compartilhar os conhecimentos sobre a História da Ciência e as possibilidades para a sala de aula.

O curso de Licenciatura em Química de Araquari prontamente abraçou a ideia e colaborou na organização com uma equipe formada por 5 professores e 10 estudantes. Participaram da organização, além do IFC Araquari, o Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI – Rio do Sul e o Instituto Histórico de Blumenau – SC, em colaboração com Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência – CESIMA, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. O Curso de Licenciatura em Química teve 9 trabalhos apresentados e ofereceu dois workshops.

Trabalhos apresentados pelo Campus Araquari:

Workshops:

1- ANDRÉ L. FACHINI DE SOUZA, ANELISE G. DE LUCA, ANA CAROLINA INÁCIO, NATACHA MORAIS PIUCO, GABRIEL CRISTIANO WALZ. A importância dos modelos na história da ciência: construindo estruturas de representação molecular com materiais alternativos para o ensino de química.

2- ANELISE G. DE LUCA, ANDRÉ L. FACHINI DE SOUZA, MYLENA LARISSA DE ARAUJO, FRANCIELE DIAS DORDET MATTER. Experimentação na Ciência e no Ensino de Ciências: abordagens e possibilidades para a sala de aula.

Apresentação de Pôsteres:

1- Mara Lucia Garcia, Anelise Grünfeld de Luca, André Luis Fachini de Souza. A História da Ciência no conceito de Mol: considerações no Estágio Supervisionado.

2- Nayara Stanski Tkaczyk, Anelise Grünfeld de Luca. A abordagem da Alquimia nos livros didáticos do PNLD de química: considerações e reflexões.

3- Gabriel Cristiano Walz, Anelise Grünfeld de Luca. Teoria do Flogisto: uso da história da ciência para o ensino de reações químicas no 9º ano do Ensino Fundamental.

4- Felipe Batista Ronchi, Nayara Stanski Tkaczyk, Anelise Grünfeld de Luca. A História da radioatividade por meio do jogo “cara a cara”: considerações e reflexões.

5 – Anelise Grünfeld de Luca, Sandra A. dos Santos. Contribuições da abordagem da História da Ciência na formação de professores de química: algumas considerações.

6 – Franciele Dias Dordet, Jaqueline Silveira, Mylena Araujo, Zamara Gimenez Leon. A síntese da ureia de Wöhler: possibilidades de inserção da história da ciência no ensino.

7 – Natacha Morais Piuco, Anelise Grünfeld de Luca. A invenção da pilha elétrica: uma proposta para a abordagem da História da Ciência.

8- Mylena L. de Araujo, Anelise Grünfeld de Luca, Marilândes Mól Ribeiro de Melo. História da Ciência: o desenvolvimento das teorias de Ácidos e Bases em Vídeos Stop Motion.

9 – Ana Carolina Inácio, Anelise Grünfeld de Luca, Marilândes Mól Ribeiro de Melo. O uso de materiais alternativos na construção de estruturas de representação molecular para o Ensino de Química.

Texto e imagens: Coordenação da Licenciatura em Química

Imprimir Imprimir