Estudantes fazem coleta de resíduos em praia da região

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Um sábado letivo fora da sala de aula, junto à natureza! Essa foi a proposta dos professores das disciplinas de química ambiental, físico-química, história, com os estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, do IFC Campus Araquari. O local escolhido foi a Praia Grande, no trecho do Ervino, um local com a restinga ainda intacta, mas com muitos resíduos sólidos acumulados.

Objetivando uma ação ambiental e de integração, todos os estudantes voluntários, acompanhados de alguns pais de alunos, servidores do IFC e do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA), propuseram-se a percorrer seis quilômetros de orla, recolhendo os resíduos encontrados.

Durante a ação, foi lembrado aos presentes que a grande quantidade de plásticos nos oceanos tem causado a mortalidade dolorosa de animais marinhos. Muito deste plástico se torna micropartículas, que são confundidas com alimentos e provocam um dano ainda incalculável. Assim, os protagonistas do terceiro ano do curso de química aceitaram o desafio de coletar todo o resíduo encontrado.

Para a ação foram levados 50 sacos de lixo de 200 litros. Ao final da manhã, infelizmente, a equipe percebeu que não foram suficientes. Geladeira, televisão, para-choque de carro, fraldas, pets, frasco de óleo, cadeira de praia, são alguns exemplos da grande diversidade de materiais que foram recolhidos. Apesar do esforço, muito lixo ainda ficou na praia.

Em um segundo momento será avaliado o tempo de decomposição dos materiais e discutida a importância de sermos conscientes quanto a não geração de resíduos, além da responsabilidade com os materiais, descartando-os de forma correta.

Texto e imagens: Núcleo de Gestão Ambiental