Nesta sexta-feira, dia 05 de outubro de 2018, das 08 às 12 horas, no auditório do IFC – Araquari, 87 estudantes dos terceiros anos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (CTAIEM) do IFC – Araquari, de 2018, comunicaram por meio do formato Seminário o resultado de Projeto de Ensino: Filo Conea.
A metodologia do projeto Filo Conea foi:
- Formar 22 equipes, para pesquisar, respectivamente, cada um dos 22 temas aferidos nas provas do Conea (os temas aferidos foram: 01 – Agricultura; 02 – Culturas Anuais; 03 – Olericultura; 04 – Fruticultura; 05 – Paisagismo; 06 – Silvicultura; 07 – Viveiricultura; 08 – Defesa Sanitária Vegetal; 09 – Forragicultura; 10 – Zootecnia e Defesa Sanitária Animal; 11 – Criação de Animal de Pequeno Porte; 12 – Criação de Animal de Médio Porte; 13 – Criação de Animal de Grande Porte; 14 – Mecanização Agrícola; 15 – Irrigação e Drenagem; 16 – Construções e Instalações Rurais; 17 – Desenho e Topografia; 18 – Produtos Agroindustriais; 19 – Associativismo, Cooperativismo e Extensão Rural; 20 – Administração e Economia Rural; 21 – Planejamento e Projetos Agropecuários; 22 – Deontologia e Organização Profissional).
- Levantar provas Conea (preferencialmente, as edições mais atuais).
- Levantar a competência de cada tema, que foi expressamente aferida na prova Conea.
- Levantar competência legal, justificando assim o fato de haver uma competência aferida na prova Conea, por tema.
- Levantar 10 questões, por tema e que foram aferidas em diferentes edições de provas Conea.
- Justificar a resolução de cada item de questão, de cada questão levantada.
- Especificar o nível de dificuldade de cada questão.
- Avaliar se estudou o conteúdo no CTAIEM.
- Comunicar o resultado.
Os resultados do projeto Filo Conea foram comunicados por cada uma das 22 equipes, destacando:
- Tema aferido na prova Conea.
- Competência aferida na prova Conea.
- Competência legal, justificando assim o fato de haver uma competência aferida na prova Conea, por tema.
- Nível de dificuldade de cada uma das 10 questões levantadas, relativas ao tema.
- Juízo sobre ter estudado o conteúdo das 10 questões durante a formação no CTAIEM.
- Exposição e resolução de uma questão levantada.
Agradecimentos são necessários:
- Aos professores e técnicos do IFC – Araquari– pela orientação e coorientação, evidenciando o caráter inter e multi disciplinar da atividade.
- À Coordenação do CTAIEM e à Coordenação Geral do Ensino Técnico– pelo apoio no planejamento e na execução do projeto.
- Aos estudantes dos terceiros anos do CTAIEM de 2018– pela excelência no empenho e no desempenho da atividade.
Texto e imagens: Prof. Leandro Kingeski Pacheco