[1]No dia 27/11/2018 estudantes do IFC participaram da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araquari, realizada no auditório da Polícia Militar. O tema do evento foi “proteção integral, diversidade e enfrentamento às violências”, e contou com a palestra da assistente social Adriana Zanqueta Wilbert Ito. Entre os encaminhamentos da Conferência, estavam a avaliação das propostas da conferência anterior, a aprovação de três propostas em cinco eixos temáticos e a escolha de delegados para representar o município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em 2019.
Os participantes foram divididos em grupos, responsáveis por discutir os seguinte eixos temáticos:
- Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
- Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
- Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
- Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
- Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.
Os estudantes de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Letícia Vitória da Silva, Nicole Faust Felipe e Paola Vitória Bratti (Agropecuária) e Guilherme Ronchi Razzini (Informática) eram alguns dos representantes de crianças e adolescentes presentes no evento e participaram ativamente das discussões, contribuindo para a construção e apresentação das propostas de seus grupos.
A Conferência Municipal também elegeu delegados para participação na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em 2019, e a estudante do IFC Araquari, Nicole Faust Felipe, foi eleita como uma das delegadas de Araquari para representar o município no evento.
Além dos estudantes, os servidores Otavio Patrício Netto, Roberto Dombroski de Souza e Juliana Amadei também representaram o IFC no evento. A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente contou com o apoio da Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria de Assistência Social, junto com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Texto e imagens: Otavio Patrício Netto