As alunas do curso de Medicina Veterinária do IFC Araquari, Roberta Horvath e Karoline Camargo, bolsistas do Edital n° 162/2016 do IFC que apoia a pesquisa e extensão, representaram o Grupo de Ensino e Pesquisa de Produtos de Origem Animal (GEPPOA) apresentando trabalho no 6° Simpósio de Segurança Alimentar – Desvendando Mitos, que ocorreu na FAURGS, em Gramado (RS), entre os dias 15 e 18 de maio de 2018.
O trabalho realizado pelas discentes contou com a participação e orientação da professora Eriane Caminotto e da técnica da agroindústria, Mônica Reis. O projeto de extensão foi a realização de um curso de formação continuada ou qualificação profissional (FIC) para manipuladores de alimentos. Esta capacitação foi teórico-prático, com carga horária de 40 horas e realizada entre os meses de agosto e outubro de 2017. A partir dos dados obtidos, verificou-se que o curso atingiu alguns objetivos como: estimular o desenvolvimento pessoal e empreendedor dos participantes; apresentar a legislação vigente na área de segurança alimentar; ofertar o domínio de conceitos básicos de boas práticas de manipulação; desenvolver novas formulações de produtos como hambúrgueres e queijo minas frescal e manusear os equipamentos e utensílios de fabricação.
Por fim, é de relevente a participação dos alunos em simpósios e congressos como este, que dão a oportunidade de uma visão holística e novas experiências aos estudantes. A participação da aluna representante do trabalho só foi possível com a ajuda do Edital n° 28/2018 do IFC, que apoia a participação de alunos em eventos e visitas técnicas, e também ao GEPPOA que aborda assuntos relacionados à Vigilância Sanitária, inspeção e tecnologia de alimentos de origem animal, fornecendo um conhecimento teórico e prático sobre essa área da veterinária que só é abordada no 9° semestre do curso.
Texto e imagens: GEPPOA