A última quarta-feira, 31 de janeiro, foi dia de muito conhecimento e troca de experiências para as equipes dos setores de Comunicação do Campus Araquari, Reitoria do IFC e também do IFSC Palhoça. Neste dia os servidores do IFC foram até o IFSC Campus Palhoça para aprender mais sobre a produção audiovisual e multimídia. Esta ação tem como foco principal o início de um projeto para desenvolvimento de vídeos educativos dentro do IFC, bem como o aprimoramento de conceitos e conhecimentos sobre este tipo de produção, auxiliando diretamente nas produções executadas pela CECOM.
As atividades do dia consistiram na apresentação das dinâmicas de trabalho do campus e também das produções em vídeo que acontecem no Instituto Federal de Santa Catarina, especificamente no campus Palhoça Bilíngue. O contato com essa instituição se deu, principalmente, devido ao desenvolvimento de materiais em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), pois é a segunda língua deste campus. Após a troca de informações sobre os trabalhos, a visualização e discussão de vídeos já produzidos, rotinas de trabalho e projetos, foram também apresentadas as estruturas de estúdio, ilha de produção, equipamentos e softwares que a instituição possui.
Estiveram presentes na visita os servidores Gabriel Pacheco (Coordenador de Comunicação), Raquel Rybandt (Publicitária) e Vinícius Oliveira (Técnico em Audiovisual), do IFC Araquari, bem como o servidor Edwin Müller (Técnico em Audiovisual), representando a Reitoria do IFC. Estes foram recepcionados na instituição em Palhoça pelos servidores Sônia Santos (Relações Públicas), Diego Urrutia (Técnico em Ilustração e Animação) e Marcelo de Freitas (Tecnólogo em Produção Multimídia e Audiovisual).
Esse intercâmbio de informações trata-se de momento produtivo para troca de informações entre Institutos Federais, que possuem objetivos em comum e trabalham em conjunto em prol de uma educação pública, gratuita e de excelência.
Com a chegada de novos técnicos na área de audiovisual para o Instituto Federal Catarinense, a tendência é que trabalhos nesta área sejam desenvolvidos e alcancem diferentes parcelas da população, democratizando a educação de qualidade e transpondo as barreiras geográficas.