No último sábado (26) estiveram reunidos no campus os estudantes formados no ano de 1972, quando o IFC Araquari ainda era o “Colégio Agrícola ‘Senador Gomes de Oliveira'”, administrado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Como ainda é conhecido por muitos, o “Colégio Agrícola de Araquari” foi uma Unidade Didática da UFSC entre os anos de 1968 e 2008 (em 2008, tornou-se IFC).
A atividade realizada no sábado letivo (26), contou com a presença de 11 egressos, de aproximadamente 40 estudantes do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, e dos servidores Fernanda Guimarães de Carvalho, Nelson Jorge da Silva e Filipe Faria.
A programação iniciou com a recepção dos estudantes no auditório do campus a partir das 08h. Enquanto aguardavam a chegada dos egressos, foram exibidos os vídeos do Projeto: Imersão Virtual pelas Unidades Naturais de Ensino e Aprendizagem do IFC Araquari.
Por volta das 09h30 os egressos foram recebidos no auditório. Após os cumprimentos iniciais, os egressos compartilharam suas experiências, falando sobre como era o curso em sua época e sobre a importância da formação nas suas vidas, e sobre suas trajetórias. Por conta do mau tempo, não foi possível realizar a visitação à Escola Fazenda, mas foi possível prolongar o momento de relatos.
Após esta atividade, foi realizada um momento de lanche e confraternização. Por volta das 11h30 os estudantes foram dispensados. Após o lanche, os egressos ainda visitaram o Bloco A do campus, sendo que na época em que estudaram na instituição, esta era a única construção, além das unidades da Escola Fazenda, e reunia as salas
de aula, biblioteca, dormitórios, secretaria e direção.
Destaca-se que os próprios egressos haviam realizado uma programação envolvendo apenas eles e suas famílias, sendo que eles estavam hospedados desde o dia anterior em um hotel na região e haviam marcado também um almoço fora do campus.
Apesar da necessidade de alterar o planejamento inicial por conta do mau tempo, os estudantes do campus tiveram a oportunidade de conhecer parte da história da instituição, além de compreender as oportunidades que o curso que estão prestes a concluir oferece. Para os egressos, o momento de diálogo com os estudantes possibilitou reviver um período importante das suas vidas e compartilhar com as novas gerações conhecimentos e valores que construíram ao longo de suas carreiras.
Texto: Otavio Patrício Neto
Adaptado por: Raquel Rybandt (CECOM/Araquari)