No dia 9 de junho de 2020, foram realizadas duas formaturas em gabinete no IFC Campus Araquari. A primeira formatura ocorreu às 11h, sendo esta do curso superior de Licenciatura em Química (LIQUI); já a segunda, dos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas (LICA) e Tecnologia em Redes de Computadores, aconteceu às 13h30, no gabinete da Direção-Geral.
Em vista do atual momento de pandemia do COVID-19, as regras de distanciamento e aglomeração foram respeitadas. Cada um dos eventos contou com a participação de três formandos apenas, além do diretor, professor Cleder Alexandre Somensi, que representava a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia R. S. Fernandes.
A colação de grau em Gabinete é uma opção para aqueles alunos que, por razões pessoais, como ofertas de emprego e o desejo em dar continuidade ao estudos, escolhem antecipar a cerimônia de formação. Jonathan Vieira, recém-formado em Licenciatura em Química, compartilhou um pouco de sua experiência no campus: “Aprendi muita coisa, conheci várias pessoas e professores maravilhosos. Sou muito grato ao IFC por todo esse tempo de aprendizado e conhecimento. Meus novos objetivos incluem crescer profissionalmente e voltar ao IFC para fazer um mestrado”.
Izabella Vieira, agora formada em Licenciatura em Ciências Agrícolas, destaca que foi um dia de bastante alegria e realização. “Foi a hora de finalizar mais uma etapa junto ao IFC Campus Araquari, a tão almejada formação acadêmica. Fui estudante no ensino médio e me formei em Técnico em Agropecuária no ano de 2015. Tenho muito orgulho dessa instituição que me acolheu, bem como os professores e colegas.”
Já Fábio Meincheim, que também participou da formatura, foi o primeiro a se formar no curso de Tecnologia em Redes de Computadores do campus. Ele iniciou os estudos em São Francisco do Sul, visto que o curso era anteriormente ofertado lá, porém, concluiu no IFC Araquari, após o curso de Redes migrar para este campus. Trabalha há mais de 10 anos no IFSC, na área de Tecnologia da informação (TI), e agora faz Mestrado em Computação Aplicada na UDESC.
Sobre seus anos no IFC, Fábio destaca a excelência dos professores. “Eles são ótimos, têm muito conhecimento e experiência de mercado”. E ainda continua: “A base de conhecimento que o IFC me proporcionou com certeza poderá ser bem aplicada. Recomendo fortemente este curso, acredito na oportunidade que a educação pública traz às pessoas; é uma qualidade grande no aprendizado. E é importante não desistir”. Por fim, Fábio agradece especialmente ao professores que o acompanharam nessa jornada. “Todos de alguma forma contribuíram com conhecimento e agregaram muito valor técnico, humano e pessoal”, afirma.
Os formandos presentes foram:
Camila Hostin Samy (LIQUI);
Jonathan Malone Vieira (LIQUI);
Silvano Manoel Ribeiro (LIQUI);
Fabio Meincheim (Redes);
Izabella Cristina Vieira (LICA);
Richard Krehnke Nogueira (LICA);
Texto e imagens: CECOM/Araquari