De 13 a 16 de novembro estudantes e professores do IFC Araquari estiveram apresentando suas pesquisas na 15ª Feira Nacional do Camarão – FENACAM, que aconteceu na cidade de Natal – RN. Foram duas apresentações de alunas do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, em pôsteres científicos, e uma apresentação de docente na modalidade oral.
A Fenacam é, hoje, o maior evento técnico-científico e empresarial da aquicultura e da carcinicultura brasileira e latino americana. Os trabalhos apresentados foram:
- Delano Dias Schleder, Priscila Gonçalves, Daniel da Rosa Farias, Felipe do Nascimento Vieira, Leila Hayashi – Avaliação da comunidade bacteriana intestinal de camarões-branco-do-pacífico alimentados com diferentes níveis de adição das algas marrons sargassum filipendula e undaria pinnatifida na dieta por metagenômica.
- Larissa Stockhausen; Laura Rafaela da Silva; Luis Sérgio Moreira; Fernanda Guimarães de Carvalho; Jaqueline Inês Alves Andrade; Adolfo Jatobá – Cultivo do macrobrachium amazonicum em sistema biofloco.
- Morgana da Silva; Susane Pahl Klipp; Julio Cesar Bailer Rodhermel; Marina de Oliveira Pereira; Júlia Delmonego Hess; Adolfo Jatobá – Inversão sexual da tilápia-do-nilo com diferentes manejos alimentares.
A maioria dos trabalhos apresentados no evento são realizados no Laboratório de Aquicultura do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, e alguns em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Fazem parte da equipe do Laboratório em Araquari desde estudantes dos níveis médio, superior, especialização e também de mestrado da instituição.
Além destas pesquisas divulgadas na ocasião, o professor Delano Schleder participou dentro do evento também do Fórum Alltech de Aquicultura 2018, com um debate técnico sobre os Níveis de microminarais nas dietas comerciais para tilápias e como esses níveis podem afetar parâmetros produtivos e estresse oxidativo.
Já o ponto alto da participação das estudantes na Fenacam foi a conquista do prêmio de terceiro melhor poster científico do evento, honraria recebida pela estudante Morgana da Silva, esta que já havia sido selecionada entre os sete trabalhos destaques para apresentação na modalidade oral do Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio (SIC-EM), realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
.
8º Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio
A estudante Morgana da Silva apresentou o trabalho Dinâmica Nictemeral no Cultivo de Tilápias em Sistema Bioflocos, durante a SIC-EM, realizada durante o mês de outubro de 2018, em Florianópolis. Esta apresentação foi a última etapa do evento, que iniciou a seleção de trabalhos com a produção e publicação de vídeos no Youtube, sendo selecionados apenas sete candidatos para a apresentação oral durante o evento.
Além da oportunidade de expôr seu trabalho em um evento científico de grande porte, a estudante ainda conheceu:
- O Centro de Ciências Agrárias – CCA, no Itacorubi, local onde os alunos de Engenharia em Aquicultura têm aula;
- O Laboratório de Camarões Marinhos – LCM, na Barra da Lagoa;
- As unidades experimentais, que possuem similaridades com os do Laboratório de Aquicultura do IFC Araquari, porém, em proporções maiores.
Após estas visitas, que aconteceram acompanhadas das colegas Júlia Delmonego Hess e Larissa Stockhausen, do orientador, professor Adolfo Jatobá, e do professor na UFSC, Felipe do Nascimento Vieira, o ponto final foi o Auditório Eike Hering, onde aconteceu a apresentação oral do trabalho realizado no Laboratório de Aquicultura do IFC Araquari.
Morgana descreveu como “incríveis” as vivências do evento, deixando o recado de que “se os alunos tiverem oportunidade para ir a evento como esse e projetos de iniciação científica: participem”. De acordo com a estudante a experiência foi muito interessante, pois a retirou do “conforto” de apresentar apenas para conhecidos. “Esses eventos carregam as energias do estudante, nos motivando ainda mais para executar projetos e mostrar os resultados para a comunidade”, finaliza Morgana.
Texto: CECOM/Araquari – Raquel Rybandt
Imagens: Laboratório de Aquicultura