Na última quinta-feira, 20 de novembro, foi celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, instituído pela lei 10.639/2003. Para marcar a data, o IFC contou com a palestra da Presidente da Associação de Caridade e Culto Afro Abassá de Inkisse Nzazi – ACCAIA, Alaíde Honorato da Silva. A palestrante exibiu o curta metragem O Xadrez das Cores (2004), do diretor Marco Schiavon, que explora a questão do preconceito racial, para provocar os estudantes para uma discussão sobre preconceitos, valorização da diversidade étnica e cultural, direitos humanos, entre outros temas. Ela elogiou os alunos pela posse da nova diretoria do Grêmio Estudantl, realizada antes da palestra, e falou da importância da participação dos estudantes nesse tipo de discussão, pois em pouco tempo eles serão os principais responsáveis pela condução da sociedade.
Alaíde também destacou a importância da implementação da lei 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, incluindo “o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil”¹. Ressaltou que o objetivo não é tentar colocar os afrodescendentes em um patamar superior ou privilegiado em relação aos demais, mas apenas promover o reconhecimento e valorização de suas culturas, tão importantes quanto outras tradicionalmente mais valorizadas.
Após a fala de Alaíde, os professores do IFC Leandro Kingeski Pacheco e Roberto Donbroski de Souza também fizeram contribuições sobre o assunto.
¹ Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em 24 nov 2014.
Fonte: CGAE/Araquari