No dia 18 de junho é comemorado o dia do químico. Nesta data, no ano de 1956, foram criados os Conselhos Federais e Regionais de Química que regulamentam a profissão.
Em 2019 a data foi celebrada com uma programação diferenciada do IFC Araquari, tanto para o curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio, quanto para o curso de Licenciatura em Química.
As comemorações iniciaram no começo da tarde, quando os alunos do curso técnico tiveram um momento especial no auditório do Campus. Realizou-se a abertura das atividades com uma palestra ministrada pela professora Ana Cláudia Ferreira, docente da instituição, que destacou a importância do empreendedorismo e sua ascensão ao longo dos anos na região de Joinville.
Após a palestra, os alunos foram organizados em equipes para participar da “II Chemistry Challenge Extreme”, uma gincana desenvolvida pelos docentes do curso em parceria com os alunos do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Este momento de integração envolveu atividades lúdicas relacionadas aos conhecimentos de Química e fez os alunos suarem a camisa! A disputa foi acirrada e a equipe verde, dos “Clorofilados” ganhou por poucos segundos. Para os organizadores do evento “todos os envolvidos foram vitoriosos por conseguirem trabalhar em equipe”, como destacou a professora Ana Cláudia Ferreira na palestra inicial.
O período noturno também teve seu momento de celebração, organizado pelo Centro Acadêmico de Licenciatura em Química(CALQ). Os alunos tiveram uma conversa com os professores Cleder Alexandre Somensi, Renata da Silva Heying e Suellen Cadorin Fernandes a respeito de suas trajetórias acadêmicas e profissionais, além de muita música para encerrar a programação com descontração e integração entre as turmas.
A professora Suellen reforçou ainda que “em nome do IFC Araquari, os organizadores desse evento agradecem e parabenizam a todos os profissionais de química e estudantes do campus, que optaram por trilhar os passos de uma profissão fundamental para a transformação, desenvolvimento e proteção do planeta”.