Menu principal
 
  • [google-translator]

Dia da Mulher: dia de conscientização no IFC Araquari

segunda-feira, 13 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher no IFC Araquari foi um dia de discussões e reflexão. Duas ações marcaram este 8 de março dentro do campus, uma manifestação no horário do almoço e um seminário para toda a comunidade.
Em frente ao Bloco E, durante o horário do intervalo do almoço, dezenas de pessoas se reuniram para discutir a violência contra a mulher, desigualdade de gênero e possibilidades para amenizar esta situação. Esta pausa nas atividades laborais representou o que o movimento chama de “Hora M”.
Destaque para a grande adesão de homens ao momento, fazendo-se presentes e apoiando a causa feminina. Igualmente, houve uma grande adesão de pessoas utilizando lacinhos da cor lilás, durante todo o dia, representando o apoio à causa.
Esta paralisação fez parte de uma ação global, denominada 8M, que propõe uma “greve” para discutir a causa feminina e os problemas que ainda fazem parte do dia a dia de muitas mulheres.
1º SEMINÁRIO MULHER E SOCIEDADE
O IFC Campus de Araquari e o Fórum da Mulher de Araquari realizaram o 1º Seminário Mulher e Sociedade. O evento aconteceu na última quarta-feira, dia 8 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.Esta noite de interação e discussão sobre temas relacionados à mulher contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Araquari, por intermédio de suas Secretarias da Assistência Social, Educação e Saúde, em parceria com o Coletivo de Mulheres (RE)BELA, do Conselho Municipal da Mulher e do Instituto Movimento.
O evento teve um público de aproximadamente 170 pessoas, sendo a grande maioria de moradoras de Araquari e região. Durante a noite, foi possível visualizar uma decoração diferenciada no auditório do IFC, preparada com cartazes idealizados por integrantes do Grupo (RE)BELA, utilizando frases de ordem e imagens relacionadas à temática abordada no evento. Na parte externa do auditório, a Secretaria Municipal de Educação de Araquari  expôs um quadro de homenagem produzido por crianças estudantes das escolas do município.
A representante do Fórum da Mulher, Juliane Patrícia Tavares, destacou que o grande público é reflexo da união de forças entre todos os envolvidos, pois cada apoiador teve um papel importante na execução do evento. Ela agradeceu ainda o apoio e a participação da sociedade e do poder público para a realização desta noite dedicada às mulheres.
A prefeitura de Araquari contribuiu com o apoio material e logístico, cedendo três ônibus para levar as mulheres do município até o local do evento. O Coletivo de Mulheres (RE)BELA contribuiu com a criação da identidade do seminário, arte produzida pela estudante Gabrielle Miodutzki, do curso de Medicina Veterinária e integrante do Coletivo. O Conselho da Municipal da Mulher ajudou na divulgação e organização do evento, o Instituto Movimento participou com a organização das apresentações culturais, já o Fórum da Mulher e Instituto Federal Catarinense estiveram a frente de toda a organização.
Estiveram prestigiando o evento o Prefeito Municipal de Araquari, Clenilton Carlos Pereira, acompanhado da Primeira Dama, Telma Pereira. Também esteve presente a Juíza Titular da Comarca de Araquari, Cristina Paul Cunha Bogo, que contribuiu com o evento o tempo todo e fez questão de destacar a importância de momentos como este, o envolvimento da sociedade e a interação do IFC com setores públicos e a comunidade do município. A Primeira Dama, em nome da prefeitura de Araquari, reafirmou o compromisso da administração pública com as questões da mulher araquariense.
Para o professor Roberto Dombroski, organizador do evento pelo IFC, o encerramento do seminário não foi sinal de fim dos trabalhos e sim o começo. Dombroski destacou ainda que a união dos segmentos envolvidos no seminário terá continuidade e que será buscada a integração de outras instituições como a Associação Comercial e Industrial do município, a Delegacia de Polícia Civil, entre outros, pois está prevista uma reunião entre todos para a elaboração de uma agenda de ações pertinentes à questão da mulher de Araquari, questões essa que devem ser contínuas.
A professora Cristiane Vanessa Tagliari, que representou o Direção do IFC Araquari, ressaltou que a instituição é da comunidade e que está aberta para toda a sociedade, tendo por objetivo contribuir com o desenvolvimento social, econômico e humano de Araquari.
Merecedora de destaque especial, foi a participação do Grupo de Step Amadores de Araquari, que animou o evento. Coordenado por Doraci Rosa, homenageada pelos organizadores como a MULHER FORTE de Araquari, o grupo é constituído por 112 mulheres do bairro Itinga, que se reúnem diariamente na casa de Doraci para descontrair e descarregar as tensões do dia a dia com atividades recreativas. Para os organizadores do evento a homenagem é o reconhecimento pela liderança e habilidade de união que Doraci pussui, pois ao reunir as mulheres araquarienses em sua casa ela contribui para o fortalecimento de vínculos sociais e afetivos das pessoas. É uma atitude que deve ser vista como exemplar pela sociedade e pelo poder público. As atividades do Grupo de Step Amadores podem ser vistas na página do Facebook, através do link: www.facebook.com/stepsamadores

Texto: Roberto Dombroski
Imagens: CECOM/Araquari

Imprimir Imprimir