Na última sexta-feira, dia 20 de novembro, foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Por compreender a importância de reforçar a esta data, o IFC Araquari, por meio da Coordenadoria Geral de Assistência Estudantil, promoveu atividades alusivas a esta temática.
As ações iniciaram ainda na quinta-feira, quando foi exibido um filme, relativo ao tema, a partir das 17h15. Todos os estudantes fora do horário de aula e os servidores foram convidados a participar. Outro momento similar ocorreu na sexta-feira, quando o filme Quilombo (1984) foi passado, a partir das 15h30.
O ponto alto das atividades sobre o Dia da Consciência Negra ocorreu no dia 20, em uma palestra com Arildo da Silva, da Associação de Caridade e Culto Afro Abassá de Inkisse Nzazi – ACCAIA. Esta fala teve como tema a “Liberdade de crenças e religiões de origem africana”, momento este em que todos os estudantes do primeiro ano dos cursos técnicos participaram.
Mais uma vez o Auditório do IFC Araquari foi utilizado para promover a consciência, disponibilizar conteúdo e mais informação aos estudantes. Essas são ações de grande relevância para a formação destes jovens para a sociedade, compreendendo as diferenças e convivendo com culturas, crenças e realidade diversas.
Texto e imagens: CECOM/Araquari e CGAE