Menu principal
 
  • [google-translator]

Cursos superiores do IFC passam por reconhecimento

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Cursos de diferentes campi do Instituto Federal Catarinense (IFC) passaram pelo processo de reconhecimento de cursos superiores, nos últimos meses. As avaliações foram realizadas por representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Esse processo é necessário para validação dos diplomas dos respectivos cursos.

 

Neste período, foram avaliados no IFC cursos de licenciatura, tecnologia e engenharia. Na ocasião, os avaliadores conferem as informações sobre a organização didático-pedagógica, a infraestrutura e o corpo docente e técnico-administrativo. De acordo com a análise destes indicadores, os cursos do IFC receberam conceitos 4 e 5. A classificação é feita numa escala que vai de 1 a 5, sendo 5 o conceito máximo.

“No turbilhão de novidades de 2022, o IFC tem motivos para celebrar grandes conquistas. Depois de aproximadamente dois anos em atividades remotas e retorno à presencialidade em calendário atípico, 2022 iniciou com uma série de processos de reconhecimento de cursos, muitos deles represados. Tivemos dez cursos com andamento do processo de avaliação in loco de reconhecimento pelo MEC, com a novidade que estas avaliações estão ocorrendo em formato virtual. Um desafio e aprendizado para todos nós”, relata Josefa Surek de Souza, pró-reitora de Ensino no IFC.

Conheça abaixo os cursos que passaram por reconhecimento do Inep/MEC:

Conceito 5

Licenciatura em Química – Campus Brusque
Engenharia de Controle e Automação – Campus São Bento do Sul
Engenharia Mecatrônica – Campus Rio do Sul

Conceito 4

Engenharia Elétrica – Campus Videira
Engenharia de Computação – Campus São Bento do Sul
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Fraiburgo
Tecnologia em Redes de Computadores – Campus Brusque

“Os resultados posicionam nossos cursos entre as melhores avaliações do país. Neste contexto, sempre é bom lembrar da importância do projeto dos Institutos Federais, da interiorização e capilaridade da nossa Rede, da importância de cada um de nossos campi, do significado de cada um de nossos cursos na formação de nossos estudantes e de que o IFC está impactando Santa Catarina”, destaca a pró-reitora.

Em datas a serem definidas, os próximos cursos que passarão por reconhecimento são: Agronomia (Campus Araquari), Pedagogia (Campus Abelardo Luz) e Engenharia Elétrica (Campus Blumenau).

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza

Imprimir Imprimir