- Notícias - https://noticias.memoria.araquari.ifc.edu.br -

Cursos superiores do IFC destacam-se no Enade 2019

[1]Cursos superiores do Instituto Federal Catarinense (IFC) atingiram bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente à avaliação de 2019. De acordo com o desempenho dos estudantes, os cursos são classificados em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima. Dos oito cursos avaliados, um recebeu nota máxima, seis receberam nota 4, sendo, portanto, considerados acima da média. Apenas um recebeu nota 2.

Agronomia do Campus Concórdia atingiu a nota 5. Os que receberam nota 4 foram os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica, ambos do Campus Luzerna; Medicina Veterinária dos campi Araquari e Concórdia; Agronomia dos campi Rio do Sul e Santa Rosa do Sul. Engenharia de Alimentos do Campus Concórdia obteve nota 2.

A coordenação do curso de Medicina Veterinária do Campus Araquari, atualmente representada pelo professor Juahil Martins de Oliveira Júnior, ficou bastante satisfeita com o resultado, segundo o professor, “o desempenho do curso se deve à todo comprometimento dos docentes, discentes e técnicos administrativos que contribuem diretamente para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, fundamentais para uma formação técnica, sólida e emancipatória”.

Conforme publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os estudantes de medicina tiveram o melhor desempenho de formação geral no Enade 2019. O levantamento feito pelo Inep mostra que a média dos estudantes da área, em formação geral, é de 53,08 — a maior entre as 29 áreas avaliadas no exame. A cada ano, o Inep e o Ministério da Educação definem as ÁREAS (com seus cursos/habilitações) que serão avaliadas pelo Enade, de tal forma que cada curso/habilitação seja convocado de 3 em 3 anos a participar.

Acesse aqui os resultados do Enade 2019. [2]

Enade é componente curricular obrigatório e avalia o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação. A partir desta avaliação, os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães, com adaptação da CECOM Araquari
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana