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Curso Técnico em Agropecuária tem novo coordenador

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Para o ano de 2017 o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio terá um novo coordenador, o professor Giovani Felipe, eleito  com 28 votos, na última quarta-feira, 07 de dezembro.

O processo eleitoral vinha transcorrendo desde o mês outubro, sendo regulamentado pelo Edital 01/CPE/IFC/ARAQUARI. A votação aconteceu na sala A7, entre 10h e 12h e entre 14h e 16h, contando com um total de 43 docentes votantes.

Anterior a votação, muitas pautas foram colocadas, sendo as propostas dos candidatos avaliadas por seus pares através da apresentação de um plano de ações. Abaixo, segue a proposta do Professor Giovani Felipe:

 

  • Instituir 1h30 de trabalho pedagógico coletivo semanal em que os docentes poderão, em conjunto, discutir temas referentes ao processo de ensino-aprendizagem. Essas reuniões respeitarão os dias de manutenção dos professores do curso.

  • Manter transparente a agenda da coordenação e convidar os docentes para a gestão compartilhada.

  • Discutir, em fórum participativo, as mudanças estruturais e pedagógicas nas unidade de ensino- aprendizagem.

  • Elaborar plano participativo de viagens interdisciplinares de estudos e criar uma agenda de visitas técnicas durante os três anos do curso.

  • Reestruturar a moradia estudantil.

  • Mediar, quando necessário, o diálogo entre discentes e docentes do curso em questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.

  • Um encontro trimestral de formação técnica à tarde com todos os alunos do curso, com um convidado para ministrar um minicurso ou atividade interdisciplinar visando a uma maior identidade com o curso e estando atentos às tendências para o setor. Isso respeitaria os ajustamentos dos professores.

  • Criar o evento Agrolimpíadas no segundo semestre para comemorar o dia do Técnico em Agropecuária. Esse evento tem como objetivo integrar os alunos em suas práticas técnicas e propiciar uma maior identidade com o curso.

  • Discutir com todo o corpo docente e pedagógico práticas didáticas para atender às especificidades dos discentes do curso que chegam com defasagem educacional.

  • Reestruturar o PPC do curso para atender a uma carga horária condizente com a relação aluno-docente, respeitando e evidenciando a importância de todas as áreas, sendo elas técnicas ou gerais, humanas ou exatas.

  • Inserir no PPC do curso um projeto integrador que respeite as especificidades das disciplinas envolvidas em cada ano do curso prezando pela integração entre as disciplinas técnicas e as disciplinas da formação geral.

  • Realizar um encontro anual com os egressos do curso, valorizando todos os que passaram pela instituição e que compartilham práticas vencedoras no passado.

  • Repensar com os docentes do curso práticas pedagógicas para minimizar a evasão e os índices de reprovação.

Informações: Giovani Felipe
Imagens: CECOM/Araquari

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