Para votar no canditato do IFC Araquari, acesse: http://pjm.mec.gov.br/candidatos-por-estado/candidatos-sc/item/134-pedro-augusto-canteli
Pedro Canteli. 17 anos. Futuro técnico em informática e interessado por políticas que fomentem o protagonismo juvenil. Este é o perfil básico do candidato do IFC Campus Araquari, selecionado para concorrer a uma vaga no Parlamento Juvenil Mercosul (PJM). Este programa selecionará 27 candidatos para representar o Brasil no Mercosul, de 2018 a 2020.
Para serem eleitos, os participantes precisam dos votos de jovens de 14 a 18 anos, estudantes de ensino médio do seu estado/UF. As eleições acontecerão na segunda metade de novembro, entre os dias 19 e 23. Se eleitos, durante dois anos estes jovens elaborarão e divulgarão a Declaração do Parlamento Juvenil – um documento que reunirá as propostas para a educação de todos os países membros e associados ao Mercosul durante um encontro na cidade de Montevidéu, Uruguai. Neste período, os jovens parlamentares são ainda estimulados para a implementação de projetos que tenham como foco o fortalecimento dos coletivos jovens nas escolas e que possam minimizar problemas do cotidiano escolar.
O IFC Araquari conversou com o candidato Pedro Augusto Cantelli, para conhecer um pouco mais do seu perfil e ideias a respeito do PJM. Veja, abaixo, a íntegra desta entrevista:
De onde surgiu o interesse pelo PJM?
O interesse pelo PJM surgiu após ler uma notícia no próprio site da instituição, que anunciava a abertura das inscrições e falava sobre a atual representante do nosso estado, Aymee Agnes, também estudante do IFC, porém do campus Ibirama. Após isso, comecei a pesquisar mais sobre o PJM e o próprio Mercosul. Sempre tive interesse em assuntos diplomáticos, questões geopolíticas e nos temas propostos pelo PJM para desenvolvermos os nossos projetos, então, decidi participar.
Qual o seu projeto? Poderia explicar ele brevemente?
O projeto que escrevi, com a orientação da Prof. Dra. Luci Schmoeller, chama-se “Papo Vai, Papo Vem: A Criação de Uma Sociedade de Debates Como Ferramenta de Protagonismo Juvenil”. Como o título sugere, propomos a criação de uma Sociedade de Debates no IFC Campus Araquari. O objetivo é ampliar ainda mais as discussões a respeito de assuntos atuais e importantes para a juventude, contribuindo para a criação de um olhar mais crítico e capaz de entender as perspectivas envolvidas em um argumento. Estar participando deste projeto me fez perceber a importância do papel da juventude na construção de uma sociedade melhor.
Como essa participação pode ajudar a sua comunidade?
No IFC temos a oportunidade de ter acesso a um ensino diferenciado, que nos enxerga, de fato, como cidadãos. Entretanto, acredito que é papel da escola proporcionar cada vez mais ambientes que estimulem o pensamento crítico sobre questões políticas e sociais, pois estes assuntos estão relacionados a tudo o que fazemos. Dessa forma, acredito que uma Sociedade de Debates propiciaria um ambiente assim e, sem dúvidas, motivaria mais os estudantes a pesquisarem sobre a política e os assuntos da atualidade; e a dialogarem pacificamente, refletindo sobre o seu próprio papel na solução dos problemas levantados através do debate.
O que você pensa sobre projetos como este?
Projetos como este são fundamentais, pois dão a nós estudantes oportunidades únicas que terão um efeito em toda a comunidade. Fico feliz de ter esta oportunidade e espero que mais estudantes possam ter acesso a projetos tão interessantes quanto este.
ENTENDA O PROGRAMA PARA JOVENS
O PJM tem como objetivo favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – “O ensino médio que queremos” –, os jovens elaboraram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL. O PJM também ajuda os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade, desenvolvendo competências e habilidades como o domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as competências principais da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Texto e imagens: CECOM/Araquari – Raquel Rybandt