Menu principal
 
  • [google-translator]

Como vivenciamos aquilo que nos cerca?

quinta-feira, 1 de junho de 2017

 As turmas do primeiro ano do curso de Informática, sob a coordenação da prof. Alessandra de Artes e a colaboração da equipe multidisciplinar do NGA , estão trabalhando em um projeto artístico de Site specific, uma forma de arte que explora a relação com o ambiente, sobretudo pela intervenção no espaço urbano, neste caso, nossa escola.

A proposta coletiva envolvendo mais de cem estudantes, professores e funcionários do IFC é um desafio. O conceito de exposição dá sustentação a ação, que envolve desde a curadoria, produção, setor educativo e montagem da obra no espaço.

Como referência, dois artistas que desde a década de setenta do século passado se voltaram para a questão urbana e da preservação das florestas: Gordon Matta Clark e Franz Krajcberg. O processo de criação coletiva versa sustentabilidade, espaço, arte e urbanização em uma obra em que desafetos e sonhos serão conjugados de forma interativa com a comunidade escolar, via elementos como o muro das lamentações, o bosque da solidão, a árvore dos sonhos, coreto e mirante, em uma versão de praça/jardim que busca dialogar os desafios e demandas que nos atravessam  frente as complexas relações com o meio ambiente.

A montagem da obra está sendo versada em momentos distintos e tem a previsão de finalização na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente. Ainda no dia 5 de junho, em alusão ao evento mundial e no espaço externo da cantina no Bloco E, haverá a apresentação de curtas e filmes sobre a temática ambiental.

Mais do que celebrar buscamos refletir de maneira sensível e crítica sobre nossa presença e ações nesta grande casa que a todos abriga: o belo planeta Terra.

Texto e imagens: Alessandra Klug

Imprimir Imprimir