- Notícias - https://noticias.memoria.araquari.ifc.edu.br -

Cinedebate marca a comemoração do Dia Nacional do Estudante no IFC

[1]No dia 11 de agosto de 1827 foram criados os dois primeiros cursos de ciências jurídicas do Brasil. Na última sexta-feira, 11 de agosto, comemorou-se 190 anos deste acontecimento e 80 anos que esta data foi tornada oficialmente o Dia Nacional do Estudante.
Para celebrar esse dia e debater sobre as mudanças na educação durante todos esses anos, o Cineclube Lumière promoveu a exibição do documentário “Nunca me sonharam”, dirigido por Cacau Rhoden e produzido por Maria Farinha Filmes, que retrata a vida, os sonhos e a realidade dos estudantes do ensino médio das escolas públicas brasileiras.
Após a exibição, foi realizado um debate com alunos e professores sobre o tema.
O auditório estava lotado com servidores e, principalemente, estudantes: tanto com aqueles que não tinham aulas à tarde e decidiram permanecer no campus para prestigiar o evento, quanto por turmas levadas por professores com objetivo de aproveitar a temática do filme para discussões em suas aulas.

Cineclube Lumière
Essa foi a primeira exibição oficial do Cineclube Lumière, que é um grupo formado por estudantes do IFC Campus Araquari com o intuito de promover exibições de documentários e filmes, seguidos de debates, dentro do campus. A ideia é trazer debates saudáveis e possibilitar um espaço cultural e um momento de descontração.
O grupo trará mensalmente duas exibições (um filme e um documentário) de diversos temas, como arte, cultura e sociedade, que serão exibidos no auditório ou na sala de TV da Moradia Estudantil, e após a exibição o grupo promoverá um debate sobre a temática ou o enredo. A proposta é que seja feita uma enquete na página do Cineclube no Facebook: facebook.com/LumiereIFC [2] com 3 opções de filmes ou documentários para que todos possam participar da escolha da exibição.

Texto: Adaptado de <https://www.facebook.com/LumiereIFC/>/ Imagem: CGAE.