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Ciclo de aulas sobre os desafios da ciência geográfica no âmbito escolar

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Amanhã (06/10) inicia um ciclo de aulas abertas de geografia online dentro da plataforma YouTube, as aulas acontecerão durante os meses de outubro e novembro. A iniciativa veio a partir da constatação dos desafios da ciência geográfica no âmbito escolar de mostrar partes mais práticas, e suas aplicabilidades no espaço.

As aulas abertas irão propor a discussão com pesquisadores de outras instituições, mostrando para o público discente alguns caminhos que podem ser percorridos e formas práticas que estão inseridas no seu cotidiano. A escolha dos temas envolve abordagens previstas nas ementas dos cursos técnicos, apresentando uma forma alternativa de conteúdos previstos no componente curricular.

Trazendo para o debate pontos que podem ser cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma das principais formas de acesso ao ensino superior. O evento, que é aberto ao público, é uma iniciativa do Professor de Geografia do IFC Araquari, Lucas Azeredo Rodrigues.

Confira o conteúdo e cronograma das aulas, que ocorrerão no canal do prof. Lucas sempre às 19h:

Data: 06/10
Tema:
Cartografia Social como metodologia de ensino de geografia
Descrição: A Cartografia Social é uma técnica que pode ser utilizada nos estudos sociais, aplicados aos territórios que estão envolvidos. Os mapas sociais são construídos de forma participativa e levam em consideração o cotidiano dos agentes envolvidos. Pode ser abordado temas como Cartografia (1ºano), Desenvolvimento Humano e Conflitos (2ºano) e contextos nacionais e regionais (3ºano).
Palestrante: Janaína Trevisan (UFPR/UFFS)
Link: youtube.com/watch?v=dWBxvX5-UEI

Data: 13/10
Tema: Circulação e Geopolítica: o caso da amazônia e as recentes configurações
Descrição: Compreender as formas de circulação no território faz parte da ciência geográfica, a partir do momento em que envolve formas de uso do espaço. Temáticas como Fluxos, Conflitos e Geopolítica estão previstas no 2º ano. Por se tratar de um estudo de caso específico da Região Norte (a Amazônia), correlaciona com a abordagem sobre Brasil do 3º ano.
Palestrante: Thiago Oliveira Neto (UFAM/USP)
Link: youtube.com/watch?v=x-Mra1yDd4A

Data: 20/10
Tema: Relação comercial entre Brasil e China
Descrição: A China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Os IED (Investimentos Externos Diretos) expressam dinâmicas, das quais exigem uma compreensão básica de alguns elementos como Geopolítica, Industrialização, Fluxos, Comércio e Serviços Internacionais (2º ano) e como isso impacta no território brasileiro (3º ano).
Palestrante:
Germano Hamada (UFSC)
Link: youtube.com/watch?v=Eu8pXKnicj8

Data: 27/10
Tema: Cidades, transporte e desenvolvimento regional e urbano
Descrição: O desenvolvimento regional e urbano é um debate que exige o resgate de alguns elementos do planejamento territorial. Para os 3°anos, a discussão das cidades e da relação rural-urbano se torna fundamental quando se vai analisar o território brasileiro. Todavia, há a necessidade de compreender alguns fundamentos básicos de circulação e fluxos (2º ano).
Palestrante:
João Henrique Lemos (UFFS)
Link: youtube.com/watch?v=o_z68KJILsI

Data: 10/11
Tema: Cavidades naturais e geografia
Descrição: O mapeamento de cavernas permite abordagens sob várias perspectivas. Para os 1º ano, o próprio conteúdo programático voltado para Geografia Física e elementos naturais. Para 2º ano, a Geopolítica Ambiental, partindo da perspectiva da demanda pela preservação do meio ambiente. Já para os 3º ano, evidencia uma necessidade de contextualizar a necessidade de mapeamento com as formas de uso do território brasileiro e regional.
Palestrante:
Alexandre Budke (UNOCHAPECÓ)
Link: youtube.com/watch?v=0IoKMVaeTrY

Data: 17/11
Tema: Informação, tecnologia e trabalho precário pelo Brasil: retratos desiguais
Descrição: Na pandemia, experimentamos a redução das interações sociais, diante à necessidade de isolamento. Neste cenário, atrelado à flexibilização das leis trabalhistas, emerge a questão do uso de aplicativos, e a forma de exploração da mais-valia territorial. A compreensão da geopolítica mundial e das formas de atuação das grandes corporações, mostram a demanda por compreender as formas de uso do território, reflexo do processo de
globalização (2º ano). Ainda assim, é um tema forte, que vêm sendo cobrado nos vestibulares, e que serve de fundamentação para os alunos do 3º ano, sobretudo, por ser expressa em boa parte do território brasileiro.
Palestrante:
Bruno Candido dos Santos (USP)
Link: youtube.com/watch?v=fVHttd8qGHI


 

 

Texto: Adaptado por Cecom IFC – Campus Araquari
Imagens: Professor Lucas Azeredo Rodrigues – Campus Araquari

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