Com base no projeto de ensino “O mundo fantástico das Histórias Infantis”, duas servidoras e uma estudante do IFC Campus Araquari criaram um canal do Youtube com vídeos para o público infanto-juvenil, sobre contação de histórias para crianças.
Essa é uma iniciativa criada em 2016, pela professora Rosicler Gonçalves Schiavini. Em 2018, a professora Marilene Schmidt assumiu o projeto, realizando apresentações de forma presencial, porém, em vista da pandemia, a proposta foi adaptada para o modo online. Através de vídeos publicados no canal do Youtube “Histórias Infantis”, Marilene, Grasiela e Ellen realizam a contação de histórias para crianças, utilizando recursos como fantasias, cenários coloridos, pelúcias e fantoches.
Para Grasiela Voss, que leciona Física no IFC Campus Araquari, trabalhar com o lado lúdico das crianças e seus sentimentos é sempre um desafio, porque significa despertar um mundo diferente nos pequenos. “É um mundo em que nós, adultos, não vivemos mais”, declara a professora. “E como não somos professoras da educação infantil, o desafio de trabalhar nesse projeto é muito maior, pois envolve todo um processo de preparação da contação que exige uma identificação, ou, a tentativa de passar uma mensagem para as crianças. A experiência foi muito boa, principalmente por trabalharmos outros sentimentos e emoções com os quais não estamos mais acostumados.”
Já Ellen Kruger, estudante do curso técnico em agropecuária e bolsista do projeto, afirma que teve interesse pela atividade desde que esta lhe foi apresentada no começo do ano. “Quando criança, sempre assisti e participei de contação de histórias, então sei da importância dessa experiência para o público infantil. Está sendo desafiador levar essas histórias de uma forma distante, ainda mais porque buscamos incentivar as crianças a adquirirem o hábito de leitura. Porém, apesar dessas dificuldades, está sendo uma oportunidade realmente legal e enriquecedora.”
Marilene Schmidt, docente na disciplina de Língua Portuguesa e responsável pela criação do projeto, também demonstra contentamento com a iniciativa: “Foi um trabalho lindo de realizar, com momentos especiais desde a preparação até a contação. Realmente, essa proposta de gravação de vídeo não era a metodologia do projeto, mas, foi uma forma que o grupo visualizou em concretizá-lo neste ano de pandemia. Estamos felizes e vamos nos preparar para mais contações. Espero que mais alunos participem, então, fica o convite para quem tiver interesse!”.
O canal de Youtube pode ser acessado em: http://bit.ly/historiadecrianca
Texto: CECOM/Araquari