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Aula de literatura na Biblioteca

terça-feira, 19 de março de 2019

No dia 21 de fevereiro de 2019, os alunos dos terceiros anos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do IFC Araquari, tiveram aula de literatura na Biblioteca. A professora Marilene Schmidt orientou essa atividade a fim de manter e incentivar o hábito à leitura de obras clássicas da literatura modernista. Como explicou a docente, dessa maneira, os alunos identificaram vários livros que estão no acervo e que poderão ler no decorrer do ano letivo.

Afora as aulas, todos os estudantes podem contar com a estrutura disponível na Biblioteca do Instituto Federal Campus Araquari, que possui uma área igual a 295m². Além disso, tem seis servidores trabalhando, sendo estes dois bibliotecários, um assistente administrativo e três auxiliares. Os alunos interessados têm a disposição ainda 89 assentos, 19 mesas (dentre essas grandes, médias e individuais) e 12 computadores com acesso a internet, sendo dois destes exclusivos para pesquisa do acervo da biblioteca.

A Biblioteca institucional tem como principal função cumprir o papel de disseminadora de informação, disponível em seu acervo com aproximadamente 17840 livros, aberta para toda a comunidade acadêmica e atendendo das 8h até 21h, preferencialmente de maneira ininterrupta, para garantir a oferta e a qualidade dos serviços prestados.

A literatura no mundo

A literatura — também conhecida como “arte das palavras” — é um dos principais fatores que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Os livros são uma grande influência na formação intelectual de cada indivíduo, capazes de moldar parte do nosso caráter e abranger nossa relação com o mundo. Isto porque a literatura possui várias ramificações presentes em nossa vivência, tal como música e livros, por exemplo.

É importante que o gosto pela leitura seja estimulado desde a infância, pois ela auxilia a despertar o senso crítico das crianças, a reflexão sobre o meio social, o uso de criatividade e, também, a facilidade na aprendizagem. “A base do pensamento é a linguagem e a literatura fornece à infância alimentos primordiais para seu desenvolvimento: palavras significantes e imaginação”, diz o escritor e doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, Ilan Brenman.

Dentre os países que mais possuem gosto pela leitura, encontram-se: Índia, China, Filipinas, Egito, República Checa e Rússia. A Finlândia também é conhecida pelo amor aos livros, segundo estudos, são mais de 20 milhões de livros vendidos a cada ano, o que apresenta uma média de 4 livros por pessoa, incluindo o público infantil. Ademais, é uma nação com um número considerável de bibliotecas públicas distribuídas por toda sua extensão territorial.

O Brasil ocupa 59° lugar no ranking da leitura entre 76 países, e também, estima-se que levará 260 anos para atingir nível de leitura de países ricos. Porém, há quem diga que a situação pode melhorar, ao menos em alguns aspectos.

A leitura é um direito para todos, inclusive para deficientes visuais. No Brasil, segundo dados do IBGE, existem mais de 520 mil cegos, além de 6 milhões de pessoas com baixa visão. A Fundação Dorina Nowill produz livros em braile e distribui de graça para pessoas com deficiência visual, sendo estes para escolas, associações, bibliotecas e organizações em todo país. Além do livro em braille, existem outras alternativas como o livro falado (digital).

Desde o dia 13 de junho de 2018, está em vigor a Política Nacional de Leitura e Escrita com estratégias que devem contribuir para a universalização do direito ao acesso aos livros, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas. O presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luis Antonio Torelli, em entrevista à rádioagência nacional, estava otimista: “Nós vamos ter um outro olhar para a questão da educação, da cultura e da leitura no Brasil”.

Texto: CECOM/Araquari – Laís Tedesco
Revisão: Raquel Rybandt

Informações: Profª Marilene Schmidt

Radioagência nacional
This is Finland
Imagens: Profª Marilene Schmidt


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