Com o objetivo de incentivar a prática da economia solidária no município, o Instituto Federal Catarinense de Araquari (IFC), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca e da Fundação Municipal de Cultura, irão realizar o projeto de extensão “Economia Solidária”, com o intuito também de fortalecer o desenvolvimento agrícola e cultural na cidade. Esta será a 1ª Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Araquari (FAFARTA) que acontecerá em frente à instituição, às margens da rodovia BR 280, no dia 13 de junho, das 8h30 às 14h.
“A feira faz parte de um projeto de extensão do IFC, mas será uma ótima oportunidade também para os produtores e artesãos do município mostrarem seu trabalho para quem transita diariamente pela rodovia. É uma forma de mostrar que Araquari tem um grupo forte de artesãos e produtores”, comenta Nelson Silveira, secretário de Agricultura e Pesca.
Araquari possui mais de 20 artesãos cadastrados na Fundação Municipal de Cultura, que atuam em diversas modalidades de trabalhos artesanais, e ainda possui mais de 420 produtores ativos cadastrados na Secretaria de Agricultura e Pesca, onde muitos fazem parte do programa da agricultura familiar.
Além da FAFARTA, a Prefeitura, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e a Secretaria de Agricultura e Pesca, realiza ainda a “Feirinha da Praça”. “A feira acontece uma vez por mês, no Calçadão Dr. Senador Lúcio Corrêa, no Centro da cidade, e também tem por objetivo valorizar os produtores e artesãos de Araquari, que passam a ter um espaço na cidade para comercializar seus produtos”, informa a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Sueli Hreisemnou de Oliveira.
E ainda, Araquari absorve 100% dos produtos de hortifruti, oriundos da agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Em 2018, a agricultura teve mais uma conquista: a formação da Cooperativa da Agricultura Familiar de Araquari, que atualmente é composta por 32 produtores que comercializam hortaliças, bananas, biscoitos, cucas, sucos naturais, caldo de cana, coxinha com massa de aipim, aipim, feijão, conservas e muitos outros produtos que vão estar disponíveis também na Fafarta”, conta Flávia Nunes, técnica agrícola do município e uma das integrantes da equipe de organização da FAFARTA.
Texto: Prefeitura Municipal de Araquari, por Jaqueline Ronsani
Fonte: http://twixar.me/gJJn