A equipe do Laboratório de Aquicultura do Instituto Federal Catarinense recentemente realizou diagnóstico em peixes doentes localizados na Associação Recreativa e Cultural WEG (ARWEG).
Representantes do local entraram em contato com professor Adolfo Jatobá para comunicar a presença de peixes enfermos. A equipe, coordenada por Adolfo Jatobá, Jaqueline Andrade (Pesquisadora e bióloga do laboratório de Aquicultura do IFC Araquari) e os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, Marina Oliveira Pereira, Júlio Cesar Bailer Rodhermel e Laura Rafaela da Silva, se deslocaram à localidade.
Na Arweg, após reconhecimento da área e avaliação das variáveis de qualidade de água como oxigênio dissolvido, temperatura, pH, amônia total e tóxica da água foram coletados animais para realização de análise parasitológica em brânquias e muco, assim como coleta de hematológico e microbiológica de rim e cérebro.
Estas análises permitiram a identificação do(s) agente(s) causador(es) das doenças, assim como avaliação do estado de saúde dos animais e ambiente onde estão inseridos. Além de ser uma experiência enriquecedora aos acadêmicos do curso de veterinária.
Texto e imagens: Laboratório de Aquicultura IFC Araquari