- Notícias - https://noticias.memoria.araquari.ifc.edu.br -

Alunos e bolsistas (PIBID) da Licenciatura em Química do IFC Araquari desenvolvem projetos em escolas da região

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência) – Química comemora os materiais que foram adquiridos com os recursos do ProF Licenciatura. Os materiais serão de grande valia na elaboração de atividades experimentais e recursos didáticos, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem da química.

[1]

Materiais adquiridos com os recursos Prof Licenciatura

[2]

Realização de experimentos com os kits adquiridos

 

Durante o primeiro semestre, os bolsistas desenvolveram várias atividades, dentre elas, a elaboração e apresentação de oficinas didáticas a partir do estudo de textos de divulgações científicas, encontradas no livro “Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história”.

[3]

Através desta atividade, os bolsistas aprenderam a elaborar um projeto e transformá-lo em oficina didática. Também, desenvolver práticas de leitura por meio dos textos de divulgação científica. Os temas abordados nas oficinas didáticas são: Especiarias, Corantes, Medicamentos, Sabão, Plásticos, Borracha, Pílula anticoncepcional, Drogas ilícitas, Glicose e Agrotóxicos. As oficinas serão apresentadas no evento SEPE (Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão — 16 à 20 de setembro de 2019 ) no IFC Campus Araquari, sendo o foco principal das oficinas os alunos do Ensino Médio.

[4]

Em 18 de abril de 2019 foi realizada uma ação com os alunos da Educação Infantil da Creche “Cinderela”, localizada no município de Araquari. Lá, os bolsistas desenvolveram um experimento: Lâmpada de lava. As crianças acabaram por aprender com a brincadeira, uma vez que foi oportunizado um novo olhar para a experimentação.
[6]

[6]

Experimento: Lâmpada de Lava


[7]

Na E.E.B. Almirante Boiteux, os bolsistas desenvolveram várias atividades envolvendo a experimentação, com tópicos da Histórica da Ciência e a elaboração de recursos didáticos, permitindo a interação entre alunos do Ensino Médio e Bolsistas do PIBID, buscando uma maior aprendizagem da química.

[9]

Experimentos foram realizados com os alunos dos primeiros anos

[10]

  Produção do mural para recados do PIBID, divulgações científicas e coleta de perguntas sobre a química que os alunos tenham o interesse de fazer

 

No dia 18 de junho comemora-se o dia do Químico e os bolsistas IFC Araquari, auxiliaram na elaboração e execução da Gincana com os alunos do Técnico em Química.

[11]

 

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), no dia 20 de dezembro de 2017, durante sua 74ª Reunião Plenária, proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements –IYPT 2019). Com base nessa Decisão (202 EX/Decision 43), o IYPT 2019 foi aprovado pela Conferência Geral da UNESCO em sua 39ª Sessão (39 C/Decision 60).

O ano de 1869 é considerado o ano da descoberta do Sistema Periódico, pelo cientista russo Dmitri Mendeleev. O IYPT 2019 também comemora os 150 anos do estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

O Ano Internacional visa reconhecer a importância da Tabela Periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras.

O IYPT 2019 é uma oportunidade para se refletir sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo sua história, o papel das mulheres na pesquisa científica, as tendências e as perspectivas mundiais sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável, além dos impactos sociais e econômicos dessa área.

Em comemoração ao ano internacional da Tabela Periódica, os bolsistas do PIBID estão organizando uma Tabela Periódica que será disponibilizada nas escolas.

[15]

Tabela Periódica

[16]

Tabela Periódica elaborada pelos alunos da E.E.B Almirante Boiteux

[17]

Texto: Coordenação de Química