O PIBID (Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência) – Química comemora os materiais que foram adquiridos com os recursos do ProF Licenciatura. Os materiais serão de grande valia na elaboração de atividades experimentais e recursos didáticos, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem da química.
Durante o primeiro semestre, os bolsistas desenvolveram várias atividades, dentre elas, a elaboração e apresentação de oficinas didáticas a partir do estudo de textos de divulgações científicas, encontradas no livro “Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história”.
Através desta atividade, os bolsistas aprenderam a elaborar um projeto e transformá-lo em oficina didática. Também, desenvolver práticas de leitura por meio dos textos de divulgação científica. Os temas abordados nas oficinas didáticas são: Especiarias, Corantes, Medicamentos, Sabão, Plásticos, Borracha, Pílula anticoncepcional, Drogas ilícitas, Glicose e Agrotóxicos. As oficinas serão apresentadas no evento SEPE (Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão — 16 à 20 de setembro de 2019 ) no IFC Campus Araquari, sendo o foco principal das oficinas os alunos do Ensino Médio.
Em 18 de abril de 2019 foi realizada uma ação com os alunos da Educação Infantil da Creche “Cinderela”, localizada no município de Araquari. Lá, os bolsistas desenvolveram um experimento: Lâmpada de lava. As crianças acabaram por aprender com a brincadeira, uma vez que foi oportunizado um novo olhar para a experimentação.
[6]
Na E.E.B. Almirante Boiteux, os bolsistas desenvolveram várias atividades envolvendo a experimentação, com tópicos da Histórica da Ciência e a elaboração de recursos didáticos, permitindo a interação entre alunos do Ensino Médio e Bolsistas do PIBID, buscando uma maior aprendizagem da química.
No dia 18 de junho comemora-se o dia do Químico e os bolsistas IFC Araquari, auxiliaram na elaboração e execução da Gincana com os alunos do Técnico em Química.

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), no dia 20 de dezembro de 2017, durante sua 74ª Reunião Plenária, proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements –IYPT 2019). Com base nessa Decisão (202 EX/Decision 43), o IYPT 2019 foi aprovado pela Conferência Geral da UNESCO em sua 39ª Sessão (39 C/Decision 60).
O ano de 1869 é considerado o ano da descoberta do Sistema Periódico, pelo cientista russo Dmitri Mendeleev. O IYPT 2019 também comemora os 150 anos do estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.
O Ano Internacional visa reconhecer a importância da Tabela Periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras.
O IYPT 2019 é uma oportunidade para se refletir sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo sua história, o papel das mulheres na pesquisa científica, as tendências e as perspectivas mundiais sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável, além dos impactos sociais e econômicos dessa área.
Em comemoração ao ano internacional da Tabela Periódica, os bolsistas do PIBID estão organizando uma Tabela Periódica que será disponibilizada nas escolas.

Texto: Coordenação de Química