- Notícias - https://noticias.memoria.araquari.ifc.edu.br -

Alunos do curso de Medicina Veterinária fazem viagem de estudos e desenvolvem projetos na UEA de Suinocultura

Na penúltima semana de novembro, do dia 22 ao 24, os alunos do sexto período do curso da Medicina Veterinária (MEDVET 2017) embarcaram em um ônibus com destino a EMBRAPA Suínos e Aves em Concórdia. Os alunos saíram do campus na quarta feira (22) às 21h, chegando pela manhã em Concórdia (23). Acompanhados pelos professores Juahil Oliveira, Fabiana Moreira e Erica Marson Bako, assistiram ao todo 5 palestras dentro da sala de oficinas da EMBRAPA.

Após as palestras que envolviam assuntos como biosseguridade e produção animal, os alunos visitaram o laboratório da CEDISA (Centro de Diagnóstico de Sanidade Animal), especializado em analisar amostras de aves e suínos em busca do diagnóstico de patologias importantes. Retornaram a Araquari na noite de 23, chegando pela madrugada do dia 24.

Os alunos da disciplina também estiveram envolvidos num projeto conhecido como – Melhorias na UEA Suinocultura, onde a turma se divide em grupos e projetam melhorias na unidade. Os grupos apresentaram, no dia 29 de novembro, as melhorias citadas abaixo, sendo avaliados pelos Professores Erica Marson Bako, Fabiana Moreira, Juahil Martins Oliveira e o Técnico em Agropecuária Ademir Scheuermann:

• Confecção de tábuas de manejo, para realizar a condução de animais dentro da UEA;

• Reforma da balança externa de pesagem dos animais;

• Reforma da sala de coleta de sêmen;

• Incrementação das baias parideiras com POP (processo operacional padrão) e materiais necessários;

• Nova farmácia para organização dos medicamentos, entre outros materiais;

• Sombrite externo para manejos realizados na gaiola de contenção;

• Troca das cortinas e reforma do sistema de roldanas dos dois galpões de alojamento de matrizes e leitões (Maternidade).

Todas as melhorias implantadas foram bem-vindas à Unidade e proporcionarão praticidade e facilidade nas práticas de manejo rotineiramente ali conduzidas. Além disso, os professores avaliam que os alunos, como um todo, demonstraram esforço, comprometimento e envolvimento com as UEAs do campus. Todos os usuários do setor, incluindo os animais, serão beneficiados com os projetos desenvolvidos.

Texto e imagens: MEDVET 2017