Como incentivo à participação dos acadêmicos na vida da comunidade, o IFC Câmpus Araquari levou seus estudantes para a execução de um projeto educativo com crianças de 6 e 7 anos. A etapa inicial do projeto aconteceu em uma escola pública de Araquari, no final do mês de novembro, e contou com a participação da turma da 8ª fase do curso de Medicina Veterinária, sob a orientação da professora Deolinda Carneiro, na disciplina de Zoonoses.
O projeto “Educação em Saúde – Zoonoses” levou informações sobre doenças transmissíveis dos animais para o ser humano, exemplificou quais doenças são essas e repassou algumas medidas simples de prevenção. Esse tipo de atividade é uma medida de intervenção positiva, possibilitando transformações sociais benéficas através de ações educativas para as crianças, tornando-as mais conscientes e informadas sobre questões que refletem em sua saúde.
A professora Deolinda Carneiro, doutora em Medicina Veterinária Preventiva e responsável pelo projeto, reforça que essas atividades buscam promover três pontos-chave, pois como ela afirma “Primeiramente, uma instituição de ensino tem sua base no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo que este projeto com zoonoses é uma forma de trabalhar a extensão na Instituição. Outro ponto importante é a inserção do IFC no município, o que consideramos um retorno concreto à comunidade em que estamos inseridos. A terceira questão-chave dessas atividades é desenvolver o papel do Médico Veterinário na área de saúde pública, este é um modo de despertar nos alunos, de uma forma prática, a proatividade perante a sociedade, com ações na área de educação e saúde para todos os tipos de público.”
Este programa de extensão do IFC Câmpus Araquari busca suprir demandas regionais de conscientização, por isso terá atividades permanentes nas escolas próximas. Isso envolve o estudante de Medicina Veterinária com a comunidade e leva informação de modo organizado a quem necessita.
Texto: CECOM Araquari
Imagens: Prof. Deolinda Carneiro