Entre os dias 14 e 18 de julho de 2019, Jeliel Braz, aluno do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do IFC Campus Araquari, e o professor Marcio M. Piffer, participaram do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) na cidade de Belém (PA).
Jeliel Braz, junto de outros alunos e servidores do campus, desenvolveu um artigo científico denominado “Acessibilidade e Identidade Digital: um estudo de caso acerca da adequação do portal institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense”, o qual apresentou no CSBC, junto de seu professor Marcio.
O CSBC acontece desde o ano de 1980 e tem como finalidade a integração da comunidade de Computação do Brasil, promovendo e incentivando a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional — tanto nacional quanto internacional — na área. A edição deste ano, 2019, teve como tema “Computação e Responsabilidade Socioambiental”.
O trabalho desenvolvido no IFC Araquari tratou de assuntos relacionados à tecnologia e sua acessibilidade, explicando sobre o desenvolvimento de um portal institucional mais acessível às pessoas com menor habilidade ou oportunidade de navegar na web, bem como tornar mais fácil o acesso para portadores de deficiência. Esse portal, criado conforme as normas legislativas, está presente em todos os campi do IFC, fazendo com que a instituição atinja o maior e mais variado público possível, levando o conhecimento e oportunidade às diferentes regiões do Brasil.
“O estímulo à participação dos alunos em eventos científicos é parte fundamental dos objetivos da iniciação científica. Os discentes que apresentam trabalhos nesse tipo de evento percebem como são organizadas as pesquisas, como são abordadas e como as sociedades científicas do mundo inteiro compartilham seus conhecimentos”, conclui Marcio. O professor também deu destaque à importância das instituições de proporcionar um ambiente onde seja possível a realização de pesquisas científicas.
A presença de acadêmicos em eventos como o CSBC possibilita a melhor compreensão da tríade ensino, pesquisa e extensão, bem como o estímulo na integração entre estudantes e profissionais da área, favorecendo o acesso à novas informações e experiências.