- Notícias - https://noticias.memoria.araquari.ifc.edu.br -

Aluno de IFC Araquari é medalhista catarinense em Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)

O aluno Luis Gustavo Skiba, estudante do 4° ano do Curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio do IFC Campus Araquari, foi premiado, no último dia 10 de maio por seu bom desempenho na prova e alta colocação na OBFEP Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas — OBFEP.

A premiação aconteceu em Joinville, no auditório do Bloco F, da Universidade do Estado de Santa Catarina, a partir das 17h. Skiba recebeu, na ocasião, as medalhas de prata referente à premiação estadual, e a medalha de bronze na premiação nacional.

Como meta para este próximo ano, o professor Elder Mantovani Lopes e demais colaboradores, pensam em iniciar um projeto para montar equipes de estudos, resolver questões de Olimpíadas anteriores e então partir para questões mais desafiadoras da competição. Os interessados, podem entrar em contato com o docente no campus

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

A OBFEP é um projeto apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que é também responsável por sua execução. Do ano de 2012 até o de 2018, o programa é realizado em nível nacional, assim como será em 2019, sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano do Ensino Fundamental (9° ano) de Escolas Públicas.

A OBFEP avalia os alunos por meio de provas em diferentes fases e para diferentes níveis escolares (do 9° ano do Ensino Fundamental até o 4° ano do Ensino Médio — caso exista). Essa olimpíada tem por objetivo a contribuição para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica, além de identificar jovens talentos, incentivando seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

Como participar da OBFEP 2019

 Poderão participar da OBFEP os estudantes que estiverem regularmente matriculados no 9°ano do Ensino Fundamental e no 1° ano, 2° ano, 3° ano e 4° ano (onde houver) do Ensino Médio. Os alunos da Educação de Jovens (EJA) de Escolas Públicas, a partir do 2° Segmento do Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e do Ensino Médio, também poderão efetuar sua inscrição.

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2019 tiveram início no dia 15 de abril de 2019 e terminarão em 04 de junho de 2019. Os estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável, poderão participar. A inscrição (credenciamento) é voluntária e compreende a aceitação dos termos do presente regulamento pelo estabelecimento de ensino, pelo professor credenciado e pelos estudantes que venham a realizar as provas.

Para indicações do(s) professor(es) responsável(is), cada escola deverá preencher o cadastro de credenciamento online seguindo o calendário da OBFEB no endereço  www.obfep.org.br [6].

Mais informações sobre as inscrições estão disponíveis no site https://bit.ly/2Jckofx

Texto: CECOM/Araquari: Laís Tedesco e Raquel Rybandt