As estudantes Ana Paula Albrecht, Gabriela Inácio Giovanela e Gisele de Brito dos Santos, do IFC Campus Araquari, foram selecionadas para participar da etapa estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. As alunas, orientadas pela professora de português Sueli Regina de Oliveira, produziram o documentário “Pesca Artesanal”.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, e integra ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. Neste ano, 2019, o tema das produções é “O lugar onde vivo”, a fim de estimular os alunos a construírem vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local.
Podem se inscrever na Olimpíada professores da rede pública e seus alunos, do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. As estudantes do IFC Araquari participaram na categoria 1º e 2º anos do Ensino Médio, na qual o estilo “documentário” é realizado, com um texto de até 8.500 caracteres.
O texto selecionado passou pela 4ª etapa do processo, ou seja, representou o município de Araquari na Olimpíada de Língua Portuguesa, o próximo passo é a etapa estadual, que julgará as alunas e a docente como possíveis semifinalistas do evento. (veja neste LINK [2]as etapas do evento)
Esta é uma grande oportunidade para evidenciar o talento e competência dos estudantes do campus, além de salientar a importância da participação do professor na vida educacional do aluno, o estimulando a integrar-se cada vez mais no meio acadêmico.
texto: CECOM/Araquari