Junto ao movimento nacional contra Aedes Aegypti, o IFC Araquari tem elaborado ações para prevenção e orientações sobre as doenças transmissíveis pelo mosquito. O Aedes Aegypti é resistente e adaptável, esta espécie está no centro da atual epidemia de zika no Brasil, além de ser vetor de contágio da dengue, das febres chikungunya e amarela e outras enfermidades mais raras.
Ações pontuais tem sido praticadas, de modo organizado e contando com a participação de diversos servidores do campus, entre eles a coordenadoria de extensão, uma técnica em segurança do trabalho e a enfermeira. Entre as ações estão a limpeza e correto descarte de materiais, revisão e inspeção da área do campus, bem como seus arredores.
A orientação, principalmente dos estudantes, está sendo efetuada de forma direta e indireta, com informações sendo oferecidas nos locais de grande circulação dos alunos, na sala de aula e também em palestras, como a que ocorreu no último dia 4 de março, no auditório do IFC Araquari.
A palestra foi ministrada por profissionais da saúde do Município de Araquari e a Vigilância Epidemiológica. Estiveram presentes aproximadamente 500 estudantes, dos três cursos de Ensino Médio ofertados na instituição, divididos em dois períodos. Na oportunidade foram passados dados e informações para esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento dos estudantes sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e a importância da prevenção.
O combate e orientação continuarão a acontecer. O IFC Araquari está fazendo sua parte no combate ao Aedes Aegypti. Para maiores informações o Governo Federal disponibiliza endereços virtuais específicos, como o: http://combateaedes.saude.gov.br. Informe-se, faça a sua parte.
Texto e imagens: CECOM/ Araquari