No dia 28/06 a equipe do Programa ReCicLa esteve na Tekoa Jatayty, conhecida também como Aldeia Jabuticabeira, localizada na estrada João Luiz filho, no centro de Araquari. O objetivo principal foi realizar uma conversa com a comunidade indígena de etnia Guarani Mbya que ali residem para demostrar a feitura de sabão. Nesse primeiro contato do ReCicLa com a comunidade os participantes do projeto descobriram que a prática do feitio do sabão não é comum e por esse motivo a comunidade indígena desconhecia como é o processo de reutilização de óleos residuais no processo de produção de sabão.
Na oportunidade, a colaboradora e também ex-bolsista do Programa, Talita de Aguiar, estudante do Curso de Licenciatura em Química no IFC – (LIQUI), que também é educadora social dentro de comunidades em Araquari, falou da importância do armazenamento de óleos utilizados em frituras e que esses ao serem descartados de forma incorreta acabam danificando os ecossistemas e perdendo qualidade ambiental.
Foi explicado dos cuidados ao manusear a soda cáustica e sobre o uso de alguns equipamentos para proteger a saúde humana na fabricação do sabão.
No decorrer da ação houve integração entre a comunidade indígena e os participantes do Programa ReCicLa, com coparticipação efetiva e vontade de aprender e fazer o sabão, muitos colocaram a “mão na massa”!
Além do enriquecedor momento, as bolsistas do Programa, Anna Flávia Tomasini (3QUIMI) e Gabriela Rocha Pereira (2QUIMI) aprenderam algumas palavras em Guarani Mbya com as crianças indígenas, como Uru para indicar galinha, Jagua para cachorro e tivy para gato. Outrossim, o contato com outra cultura que só a extensão consegue proporcionar.
A equipe do Programa ReCicla pretende voltar à aldeia para verificar a cura do sabão e trocar algumas experiências e vivências com essa comunidade, criando um elo de respeito que pode abrir outras oportunidades nas duas vias.
Texto: Prof. Dr. Anelise Destefani/Eng Sanitarista e Ambiental