Desde a sua primeira edição, no ano de 2016, a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari possui um registro de ISSN – International Standard Serial Number. Esta numeração pode ser comparada ao “RG” pessoal, utilizado aqui para uma publicação seriada (revistas, periódicos, anais de eventos), que no caso da SEPE leva os dígitos ISSN 2525-5886.
Em português o significado de ISSN pode ser traduzido como “Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas”. O único órgão responsável por este registro no Brasil é o Centro Brasileiro de ISSN (CBI), que faz parte do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
O ISSN foi criado na década de 70, com a intenção de ser um código único de identificação das publicações. Por isso não há um código diferente para cada artigo, mas sim para cada conjunto de textos .A principal função do registro com este número é a padronização e facilidade na catalogação das publicações, seja em bibliotecas físicas ou em bases de dados digitais/on-lines.
Ele também é muito utilizado em plataformas como a Sucupira, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e como requisito para comprovação de publicação de trabalhos científicos no ingresso em diversos programas de pós-graduação stricto sensu. O ISSN não é obrigatório, porém, ele é útil na distinção entre publicações com o mesmo título. Como é o único identificador de padrão internacional, ele possibilita rapidez e produtividade na identificação, ou seja, um método rápido e prático.
Os anais científicos da SEPE, que levam o número de ISSN, são publicados anualmente e compreendem todos os trabalhos científicos aprovados e apresentados no evento até hoje. Estes trabalhos podem ser acessados diretamente no site oficial do evento, no menu de “edições anteriores”: http://eventos.ifc.edu.br/sepe/ .
As submissões de trabalhos científicos, para apresentação nas modalidades de comunicação oral ou pôster científico, encontram-se abertas até o próximo dia 12 de agosto. As normas podem ser encontradas NESTE LINK. Posteriormente ao evento, todos os trabalhos serão compilados e publicados em formato de Anais Científicos, recebendo o mesmo número de ISSN dos demais.
Para mais informações, acesse AQUI o link para notícia completa sobre envio de trabalhos científicos.
Texto: CECOM/Araquari – Raquel Rybandt