Oito cães-terapeutas participaram da mais recente ação do Projeto MIA (Movimento pela Interação Animal), esta que ocorreu na APAE de São Francisco do Sul, na última sexta-feira, 2 de junho.
No pátio central da instituição reuniram-se alunos e professores da APAE, para receber os voluntários do projeto juntamente com os cães-terapeutas. As atividades começaram com a apresentação dos cães e a possibilidade do carinho, de aluno por aluno. Logo após a apresentação do cão, com habilidades, truques e obstáculos de agility. como deitar, rolar e pular obstáculos.
Na sequência, foi orientada uma atividade para que os alunos especiais, com os olhos vendados, “adivinhassem” qual era o cão-terapeuta que estava em suas mãos. Houveram várias participações voluntárias, demonstrando a boa receptividade com a ação e a desinibição com os animais.
A visita durou aproximadamente três horas e contou ainda com outras ações planejadas para que os estudantes com necessidades especiais pudessem ter o máximo de contato com os cães. As atividades executadas tiveram por objetivo explorar as potencialidades de cada aluno especial, que ao final pode escolher pela atividade que mais lhe interessava, seja fazer um carinho no animal, passear com ele pelo pátio, ou conquistar alguns truques, como fazer os cães pegarem a bolinha ou pular obstáculos.
O MIA vem desenvolvendo ações como essa em municípios como Joinville e São Francisco do Sul. Já foram dezenas de beneficiados e as ações continuarão a serem desenvolvidas pelos próximos meses.
Para saber mais sobre o MIA, acesse: fb.com/contatomia
Texto e imagens: CECOM/Araquari