Três estudantes representaram o Instituto Federal Catarinense no 28º Congresso Brasileiro de Zootecnia. Além de participar como espectadores de palestras e atividades, também apresentaram trabalhos desenvolvidos dentro da instituição, no campus Araquari. O congresso aconteceu no período de 27 a 30 de agosto de 2018, nas dependências do Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), na cidade de Goiânia/Goiás.
O grupo de estudantes que participou do evento faz parte do Laboratório de Aquicultura do IFC Araquari (LAq – IFC Araquari) e cursa diferentes níveis de ensino dentro da instituição. Dois destes estudantes tiveram o apoio do edital 28/2018 [1] que oferta ajuda de custo aos estudantes participantes de eventos e visitas técnicas de natureza acadêmica, científica, tecnológica e afins.
Os trabalhos foram apresentados na sessão de pôsteres do 28º Zootec, no dia 29 de agosto. Veja, abaixo, quais foram as pesquisas apresentadas pelos estudantes:
- Eduardo da Silva (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Avaliação da Dose Ideal de Dois Anestésicos em Astyanax Bimaculatus.
- Sergio Murilo (Especialização em Aquicultura) – Effects of Different Salinities on the Growth of Green Algae Nannochloropsis Oculata and Dunalliela Tertiolecta.
- Rudiard Nardeli (Mestrado Profissional em Produção e Sanidade Animal – PPGPSA) – Classification of Main Commercial Species of Shrimp Using Artificial Neural Networks
Todas as pesquisas apresentadas são realizadas dentro do Instituto Federal Catarinense, concomitantemente ao respectivo curso de cada estudante.
O Congresso Zootecnia Brasil
O Congresso Zootecnia Brasil foi concebido pela união dos dois maiores e mais importante eventos Brasileiros da área de Zootecnia: A Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia (RSBZ), organizado pela Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) desde 1951 e o Congresso Brasileiro de Zootecnia (ZOOTEC), organizado pela Associação Brasileira de Zootecnistas desde 1991.
O Zootecnia Brasil foi o maior evento na área da Zootecnia e das Ciências Agrárias já realizado no Brasil. O tema central foi: construindo saberes, formando pessoas e transformando a pecuária nacional.
Ao todo o evento teve 3461 participantes, reunindo no mesmo ambiente agentes institucionais, pesquisadores, extensionistas, professores, técnicos, estudantes, produtores rurais, empresários e formadores de opinião, assim como possibilitou a discussão e divulgação dos principais avanços científicos e tecnológicos do setor produtivo, de produtos e empresas que atuam no setor.
Informações: www.sbzzootec2018.com.br/ [5]
Imagens de divulgação LAq – IFC Araquari