Ações no mundo inteiro têm desenvolvido práticas para erradicar ou diminuir a quantidade de resíduos lançados nos ecossistemas. Uma dessas ações é o “O Dia Mundial da Limpeza” (World Cleanup Day), cujo objetivo é promover a mobilização de voluntários para a limpeza de cidades, bairros, praias, praças e parques.
Nesse movimento, o Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do IFC Campus Araquari realizou uma ação envolvendo diferentes integrantes da comunidade, que auxiliaram na limpeza da praia do Ervino situada no município de São Francisco do Sul, litoral norte de Santa Catarina, entre as praias da Enseada e Balneário Barra do Sul. Participaram dessa ação 120 pessoas, incluindo estudantes do Curso Técnico em Química (3º ano) do IFC Araquari, familiares, a Organização Não Governamental (ONG) Movimento Jovem Araquari, o Grupo de Escoteiros de Araquari e a Associação de Moradores da Praia do Ervino (SC). Para os estudantes tratou-se de uma atividade curricular da disciplina de Química Ambiental.
A ação foi realizada no dia 28 de setembro de 2019, no período da manhã, com início às 9h e recolhimento dos resíduos coletados às 13h. Durante as atividades, foi removido um volume de aproximadamente 10m³ de lixo, incluindo restos de madeira, vidro, metal e, principalmente, plásticos e detritos de plásticos com diâmetro médio, menor ou igual a 5mm, caracterizando a presença intensiva de microplásticos.
Com base nessa atividade, os Professores Doutores do IFC Campus Araquari, Andre Fachini, Anelise Destefani e Tania Maria Antonial, juntamente do técnico administrativo Daniel Ferro, desenvolveram o projeto de Pesquisa “Projeto Mares Limpos: Relato de Ação de Mutirão de Limpeza da Praia do Ervino – São Francisco do Sul – SC”. A pesquisa foi publicada na Revista Educação Ambiental em Ação, na edição de maio-março de 2020, e discorre em detalhes sobre a ação do dia 28, incluindo informações cruciais sobre problemas envolvendo o descarte de lixo nos mares.
Andre Fachini, que teve grande participação na construção do artigo, conta que “após a execução da ação, entendemos que era importante registrar e divulgar o relato da atividade que envolveu uma grande quantidade de colaboradores e representou uma das ações externas desenvolvidas pelo NGA do Campus, como parte de uma ação integrada mundial (World Cleanup Day)”. O professor Doutor ainda destaca a importância da iniciativa, tanto no ramo educacional quanto social. “O envolvimento de estudantes de cursos técnicos do IFC e a vinculação da atividade a componentes curriculares reafirmam o meio ambiente como tema transversal nos currículos dos cursos e sua contribuição para a formação de cidadãos conscientes de sua realidade socioambiental. Além de pensar toda a política ambiental do IFC, o NGA busca a promoção da sustentabilidade socioambiental por meio de suas ações, a qual implica na disseminação de conceitos e mudanças de atitudes e comportamentos da sociedade. Nesse sentido, a divulgação das ações desenvolvidas na comunidade do entorno do Campus Araquari mostra que a atuação do NGA vai além de questões internas, reafirmando o compromisso institucional de desenvolvimento do arranjo socioambiental local”, conclui por fim.
O projeto de Pesquisa pode ser acessado no endereço bit.ly/mareslimposIFC
Nessa ação, o NGA Campus Araquari envolveu a comunidade interna e externa da instituição que, por meio da coleta de lixo, estimulou os envolvidos a refletirem sobre suas atividades perante o ecossistema. As mudanças comportamentais, essenciais para o equilíbrio ecossistêmico, podem ser atribuídas às mudanças individuais dos sujeitos pelo questionamento sobre o atual modelo de relação sociedade-natureza, ocasionando assim uma reflexão crítica acerca da realidade social e, consequentemente, ambiental.
Juliane Patrícia Tavares, mãe do estudante do curso de Técnico em Química Guilherme Ferreira e integrante da ONG Instituto Movimento, foi uma das participantes no dia da limpeza. Para ela, “a ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior, que é o descarte irregular de resíduos sólidos”. Além disso, Juliane ressalta como foi especial estar junto do filho e da instituição em que ele estuda. “Acredito que a mudança em relação a preservação do meio ambiente pode acontecer através das ações práticas junto com a comunidade e alunos.” Sobre os novos hábitos dentro da própria casa, Juliane conta como foi impressionante toda a mudança após sua contribuição durante o dia da ação. “Agora sempre separamos o lixo: o orgânico é colocado na horta comunitária, e as tampas plásticas são destinadas para ONG de animais. Ainda temos muito que aprender e acredito que deveria ter mais ações de conscientização em nossa região”.
O estudante do curso Técnico em Química, Vinícius Peters Ruiz, da turma 4quimi, também compartilhou um pouco de sua experiência com o projeto: “Aquele dia catando lixo na praia foi massa pra caramba, do início ao fim! Foi tão bom que nem o tempo arruinou nada. Fiz parte da última catação, e era tanto saco de lixo que tiveram que ir buscar no dia seguinte. Dizem que batemos um recorde de 24/25 sacos, fora os lixos que não conseguimos colocar em sacos. Com relação ao descarte, tinha de tudo: corda, garrafa, potes, baús de plástico, etc., tantas coisas que essas pessoas inventam de jogar no mar, isso me deixa triste”.
Sobre o NGA
O Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) possui inúmeras atribuições, buscando discutir, formular e implantar a Política Ambiental do IFC, vinculando o princípio da sustentabilidade socioambiental na instituição, tornando o valor fundamental para a comunidade escolar e buscando o cumprimento da legislação ambiental.
Para desenvolver o trabalho proposto pelo NGA, existe um grupo local em cada um dos Campi IFC.
Você pode saber mais no site oficial do NGA, através do endereço:
https://memoria.araquari.ifc.edu.br/nucleo-de-gestao-ambiental-nga/
Texto: CECOM/Araquari